Início > Educação > Educação faz capacitação para merendeiros da rede municipal

Educação faz capacitação para merendeiros da rede municipal

Publicado em:  21/07/2022

Profissionais da Vigilância Sanitária participaram de orientações

A Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de São Gonçalo promoveu, nesta quinta-feira (21), a II Formação para Merendeiros que atuam nas escolas e creches conveniadas do município. O evento incluiu a palestra da nutricionista Carla Gomes e de representantes da Vigilância Sanitária, além de dinâmicas de grupo e sorteio de brindes.

Reforçando o papel do merendeiro na alimentação escolar, os palestrantes explicaram sobre a composição do cardápio, a forma adequada de manipular os alimentos, os alimentos proibidos no ambiente escolar de acordo com a faixa etária e explicou sobre a Diabetes na infância.

“O papel do merendeiro é fornecer uma alimentação saudável e saborosa, zelando pela saúde dos alunos. Este profissional é responsável por preparar as refeições de acordo com as orientações do setor de alimentação escolar, respeitando as questões nutricionais e higiênico-sanitárias, utilizando as técnicas de preparo adequadas”, explicou a nutricionista.

O secretário de Educação, Maurício Nascimento, abriu o evento ressaltando a importância do trabalho deste profissional para a educação do município.

“É muito gratificante ver o auditório cheio, com esses profissionais que são tão primordiais para o andamento das unidades escolares. A merenda de qualidade melhora o desempenho do aluno, que assiste a aula com mais atenção e vontade de aprender”, disse o secretário.

A merendeira Michele Iglesias, da Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira, esteve na formação e elogiou a gestão. Para ela, os merendeiros agora estão sendo mais ouvidos pela secretaria de Educação.

“Mesmo para as merendeiras mais antigas, como é o meu caso, é muito bom saber que a gente está tendo agora uma abertura, um contato mais direto com o setor de Alimentação Escolar. Eles estão dispostos a ouvir as nossas necessidades. Que a gente consiga ter esse diálogo aberto com eles sempre, para melhorar, não só a condição do aluno, como também a condição do merendeiro”, afirmou Michele.