Início > Educação > Educação entrega reforma e ampliação da escola Prefeito Jayme Mendonça de Campos

Publicado em:  22/03/2019

Nesta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo entregou a reforma e ampliação da Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos à comunidade de Monjolos. A intervenção compreende a pintura de todo o prédio, troca de portas e ampliação do espaço físico para abrigar o segmento da Educação Infantil, que funcionará em dois turnos: manhã e tarde. O espaço ampliado é composto por quatro salas, com quatro jogos de mesas e seis cadeiras, dois banheiros, um masculino e outro feminino, com dois chuveiros elétricos e um comum, além de um espaço sanitário para pessoas com necessidades especiais. Na área de recreação, as crianças contam com mesas e cadeiras para fazer seus lanches e diversos brinquedos para momentos de intervalo das aulas. Foi criada também uma pequena horta.

A Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos foi inaugurada em junho de 1993 e atualmente atende 651 alunos de 4 a 15 anos de idade, da Educação Infantil ao 5º ano, em dois turnos: manhã e tarde.

A cerimônia de entrega das obras e ampliação aconteceu na quadra da Escola, com a presença do prefeito José Luiz Nanci, a chefe de gabinete, Eliane Nanci, secretário de Educação, Marcelo Azeredo, e diversas autoridades do município, alunos, pais e convidados. A parte musical ficou a cargo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Gonçalo.

Para o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, é importante fortalecer o segmento infantil. “É muito importante a reforma da escola Prefeito Jayme Mendonça de Campos para comunidade, mais ainda a ampliação, compete ao Governo oferecer maior qualidade na Educação Infantil, onde é jogada a semente, a criança sai da educação familiar para uma educação tecno-pedagógica, através da educação infantil. É com grande alegria que realizamos esta obra, em uma escola de referência como esta, entendo a Educação como uma viga mestra de uma nação, da construção do cidadão, nada melhor do que começar no primeiro segmento: a educação infantil. Estamos avançando mais um ciclo, é uma orientação do prefeito José Luiz Nanci, estamos felizes em ampliar o primeiro segmento, esta escola é a primeira de muitas outras que virão para dar qualidade a Educação de São Gonçalo”, finalizou Marcelo Azeredo.

Para a diretora da Escola, Maria Antônia Codeço, foi poder realizar um sonho. “Há 24 anos cheguei nesta escola, aqui nasceu um sonho, o de lecionar e contribuir para o crescimento de tantas crianças, aqui eu ensino, aprendo a cada dia com vocês da comunidade. É com muita alegria e prazer que faço parte desta evolução, desta unidade de ensino, amo esta escola, a equipe e os alunos”, declarou Maria Antônia.

Para o prefeito José Luiz Nanci, é muito importante agradecer a Deus pela oportunidade de estar realizando melhorias na cidade.

“Agradeço sempre a Deus por todo o trabalho realizado, com todas as dificuldades que o país atravessa e isso reflete nos estados e municípios. Estamos realizando inúmeras obras, como esta aqui na Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos. A ampliação do primeiro segmento é uma das prioridades na área da Educação. A reforma e ampliação do espaço físico foi uma compensação ambiental da Tenda Construtora, por construir mais um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, que teve seu início em São Gonçalo e hoje diversos municípios adotaram a ideia, em breve novas inaugurações irão acontecer e mais uma vez esta parceria vai acontecer”, afirmou o prefeito.

Para Franciele Farias, mãe do aluno Pedro Henrique Ferreira, “para mim a reforma foi maravilhosa, muito bem organizada, com a colocação dos brinquedos, mas quero destacar a parte educacional da escola, que tenho ótimas referências, pois este é o primeiro ano do meu filho aqui, mas ele já esta enturmado, brincando, será bom não somente para o meu filho, mas para todas as crianças que estudam aqui”, disse Franciele Farias.

Neste sábado (23) acontece em todas as escolas públicas do município de São Gonçalo, de forma oficial, a entrega do kit escolar para os alunos. Durante o evento da reforma e ampliação da Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos, cinco alunos da Educação Infantil foram escolhidos para receber o kit escolar, (composto por dois cadernos com capas alusivas aos 440 anos da fundação de São Gonçalo, uma agenda escolar, uma caixa de lápis de cor com 12 unidades, uma massa de modelar, dois jogos de canetas hidrográficas, uma caixa de giz de cera, um jogo de guache com seis unidades, um apontador, dois pincéis, dois lápis e uma tesoura). A entrega dos kits foi de maneira simbólica e coube ao prefeito José Luiz Nanci realizar a primeira entrega do kit escolar, os quatro restantes foram entregues por autoridades presentes ao evento.

Estiveram presentes na solenidade Gisele Herdy Dutra (subsecretária de Ações Pedagógicas), Tatiana Félix (subsecretária de Educação Infantil e Inclusiva), Adriano Borges (subsecretário de Infraestrutura da Semed), Felipe Brito (secretário de Segurança Pública), Daniele Matos (Controle Interno), Eduardo Combat (secretário de Fazenda), Fernando José (Desenvolvimento Urbano), Paulo César (vereador), Professor Paulo (vereador), Tião Nanci (subsecretário de Iluminação Pública), Everson Fernandes (subsecretário de Fiscalização e Posturas), Antônio Haag (Defesa Civil), Giovani Raios de Sol (subsecretário de Cultura).

Foto: Jonas Guimarães