Início > Educação > Educação em primeiro lugar

Educação em primeiro lugar

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/06/2018

O governo José Luiz Nanci, cumprindo sua meta de melhorar a qualidade do ensino de São Gonçalo e reduzir o número de crianças fora da escola, abriu três novas unidades no último trimestre, elevando para 110 o número de escolas em toda a rede municipal. Deste total, 15 já funcionam em horário integral e uma em breve também atenderá desta forma. Além disso, foram abertas mais dez mil novas vagas para alunos em toda a rede, desde o pré-escolar até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Com o objetivo de atender, principalmente, os moradores do conjunto residencial do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Venda da Cruz, foram implantadas duas unidades no local: a Umei Margarida Maria Garcia de Araujo, destinada a crianças do pré-escolar (educação infantil) e a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, responsável pelos estudantes do Ensino Fundamental. As duas unidades ficam na Rua Dr. Porciúncula, 395.

Com instalações novinhas, móveis adequados e coloridos, brinquedoteca, dois pátios de recreação, ateliê, ginásio para educação física, refeitório e salas de aula caprichadas, a Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Margarida Maria Garcia de Araújo atende atualmente a 160 crianças, em dois turnos, de 8h às 12h e de 13h às 17h. São cinco turmas pela manhã e seis à tarde. Vale ressaltar que a estrutura física da escola permite ainda a ampliação do número de salas de aula.

Já na Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva são 12 salas de aula para os 311 estudantes que estão matriculados em dois turnos, manhã e tarde. Porém, a previsão é de que em breve a escola atenda em horário integral. A unidade conta ainda com biblioteca, laboratório e refeitório. Primeira escola bilíngue da rede municipal de São Gonçalo, a unidade terá aulas de Francês e Português.

A terceira escola implantada este ano foi a Unidade Municipal de Ensino Infantil Maria Noêmia Lopes Pires, localizada na Rua Clovis Beviláqua nº 10, no bairro Santa Catarina. O prédio pertencia a uma unidade estadual, que foi desativada e repassada ao município, sendo totalmente reformado. Lá, são atendidas 102 crianças com seis turmas no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h. São crianças com idade entre 3 e 5 anos matriculadas no maternal 2 ao pré 2.

Prefeitura de São Gonçalo, cuidando dos gonçalenses. Investindo na educação!

Autor: Selma Nogueira
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content