Início > Uncategorized > Educação e Saúde promovem evento na UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo

Educação e Saúde promovem evento na UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo

Publicado em:  15/05/2019

A Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Margarida Maria Garcia de Araújo, localizada no bairro Venda da Cruz, participou nesta quarta-feira (15) de mais um evento NutriSUS. Durante toda a manhã, foram realizadas diversas atividades como avaliação nutricional, com as crianças sendo pesadas e medidas por estudantes de Nutrição da Universo. Uma equipe mostrou como fazer compostagem e hortas orgânicas, falando sobre a importância de uma alimentação saudável. Além disso, as crianças se divertiram com a dinâmica apresentada para saber se elas conheciam mesmo as frutas.

Parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, um dos objetivos do evento é conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de uma alimentação saudável. Por isso, ele tem sido realizado em diversas unidades, como explica Márcia Prata, coordenadora municipal de Nutrição. ”Já fizemos esse evento em três creches, com pesagem, cadastro no Sisvan, atividades de educação alimentar e nutricional na creche com o NutriSUS, e principalmente reuniões com os pais. O NutriSUS está presente em 13 creches do município, atendendo cerca de mil crianças”, afirma Márcia.

A subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, também esteve no evento e elogiou a iniciativa. “É muito importante levar esse conhecimento sobre qualidade de alimentação aos pais, responsáveis e professores. Nossos alunos merecem esse carinho e nós temos o dever de cuidar bem de todos que acolhemos em nossas escolas”, afirma Gisele.

A Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (Nutrisus) consiste na adição de um sachê contendo vitaminas e minerais em uma das refeições oferecidas diariamente para as crianças na creche.

O objetivo é garantir uma alimentação adequada e saudável para o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças a fim de prevenir anemia e outras doenças, além de carências de micronutrientes na infância.

“A UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo é uma das Unidades de Ensino que recebe o suplemento, onde 240 alunos fazem uso do suplemento em pó na alimentação. O NutriSUS é composto de vitaminas e minerais que fornecem a quantidade necessária de nutrientes para o crescimento saudável de nossas crianças. Toda ação na escola é acompanhada pela Educação e pela Saúde”, informa a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Tânia Almeida.

A diretora da UMEI, Maria das Graças Souto Rodrigues, ressalta a importância do trabalho realizado em conjunto pela Educação e pela Saúde. “O evento trabalha a conscientização sobre uma boa alimentação e o cuidado com a saúde. Os pais foram convidados a participar e nós mandaremos para casa informações atualizadas sobre peso e altura das crianças para que todos tenham conhecimento, não só os que puderam vir aqui hoje”, explica Maria das Graças.

Como saúde e alimentação estão diretamente ligadas, o evento apresentou também informações de como fazer uma horta orgânica em casa e como preparar uma composteira. “O objetivo é incentivar as pessoas a produzirem alguns alimentos em casa. São Gonçalo foi um município que vivia da agricultura, então a gente busca resgatar isso nas pessoas. Nossa proposta é ensinar como se faz uma composteira para que elas tenham um alimento natural, adubado organicamente. Você vai estar tirando o lixo do meio ambiente, você vai usar produtos de reciclagem para fazer a composteira, vai reaproveitar cascas que poderiam ir pro lixo, isso contribui para melhorar o nosso meio ambiente. Esse é um projeto que vamos divulgar em todo o município porque precisamos de mais verde no planeta”, afirma Bianca de Freitas Corrêa, funcionária da Secretaria de Saúde.

Pais e responsáveis pelos alunos também se mostraram satisfeitos com o evento, como conta Adeilto de Oliveira, avô de João Miguel. “O evento está excelente. É muito bom a gente ter acesso a todas essas informações e ver que nossas crianças estão recebendo todo esse cuidado. O Governo está de parabéns por mais esse trabalho”, afirma Adeilto.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães