Início > Defesa Civil > Educação e brincadeiras no projeto Defesa Civil do Futuro

Educação e brincadeiras no projeto Defesa Civil do Futuro

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/08/2023

Alunos de escola no Engenho Pequeno participam de atividades

Alegria, diversão e brincadeiras fizeram a tarde desta terça-feira (1) inesquecível para 50 alunos da Escola Municipal Maria Amélia Areas Ferreira, que fica no Engenho Pequeno. Eles participaram do projeto Defesa Civil do Futuro, uma iniciativa da Defesa Civil de São Gonçalo em parceria com a Secretaria de Educação. Para o encerramento das atividades do projeto, os alunos ganharam uma hora de brincadeiras no espaço Playtoy Park, no Shopping São Gonçalo.

 A escola fica em um dos bairros mais afetados pelas chuvas de fevereiro e, por isso, foi escolhida, neste momento, para receber o projeto, que usa prática de proteção e percepção de risco, por meio de atividades lúdicas e esportivas. O Defesa Civil do Futuro é dividido em quatro etapas, uma vez por semana, e atende alunos de 7 a 12 anos.

“Além do conteúdo que ensinamos no projeto, também temos um viés social, e fizemos uma parceria com o espaço Playtoy, que cede as cortesias para os alunos ao fim do projeto. É como se fosse uma formatura, uma conclusão mesmo. As crianças adoram, ficam em êxtase mesmo, é muito bom proporcionar isso para eles”, disse o coordenador do projeto, Ricardo do Vale.

Acompanhando o passeio, a professora Denyse Fialho fez um balanço positivo do conteúdo proposto pelo Defesa Civil do Futuro. Ela conta que, principalmente por terem vivenciado um evento como as chuvas de fevereiro, os alunos ficaram muito interessados no projeto.

“Foi um assunto muito importante, principalmente porque eles vivenciaram estas situações no início do ano. Eu sou professora de Ciências, e o horário do projeto acabou ficando no mesmo dia da minha aula, o que ajudou muito no conteúdo, um foi completando o outro. Eles sabiam que o projeto estava acontecendo às terças, então eles cobravam a presença da Defesa Civil, foi muito bacana. Finalizar este projeto neste espaço é maravilhoso, eles estão encantados, vai ficar marcado na memória para sempre”, afirmou a professora.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content