Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
A Escola Municipal Professora Aurelina Dias Cavalcante, localizada no bairro Amendoeira, inaugurou na manhã desta terça-feira (30) o seu Ateliê Romero Britto, homenageando o grande artista plástico pernambucano, que tem suas obras à mostra em galerias de todo o mundo. O evento mereceu uma grande festa, no estilo da cultura nordestina, com direito a forró e contação de histórias.
Reunidos na quadra da escola, os estudantes participaram ativamente das danças e ouviram atentamente a história do artista, contada pela professora Maria Verônica. De forma bem-humorada, ela interagiu com as crianças falando sobre a obra do artista, que tem influência do Cubismo e da Pop Art, fez perguntas e distribuiu brindes para quem respondia certo.
Já a professora Mônica Moreno, que também é cantora, alegrou os estudantes e funcionários, com as músicas “Eu só quero um xodó”, sucesso de Dominguinhos, e “Frevo Mulher”, destaque no repertório de Elba Ramalho. Para homenagear a diretora Vera, aniversariante do dia, Mônica cantou “Não deixe o samba morrer”, clássico composto por Edson Conceição e Aloísio Silva, e imortalizado na voz de dezenas de cantores, inclusive Alcione.
A diretora Vera e a professora Elaine Brito abriram o Ateliê para as crianças, que estão ansiosas para começarem a “trabalhar”, como conta Elaine:
“A expectativa delas é muito grande, eu acho que vai ser muito legal trabalhar com nossos estudantes. O nosso ateliê tem o objetivo principal de trazer a arte em geral até o aluno, seja qualquer tipo de arte, arte culinária, artesanato. Nossa intenção é fazer com que eles aprendam coisas que possam ajudar na hora de uma festa de aniversário, por exemplo. Eles mesmos podem confeccionar lembrancinhas e economizar. Vamos ensinar a fazer colarzinhos, pulseirinhas, trazer pessoas para ensinar os meninos a passarem máquina no cabelo, as meninas a pintarem as unhas, além da arte em geral, propriamente dita, com técnicas de pincéis e tintas. O ateliê vai englobar todo tipo de arte. Estamos muito felizes com essa conquista.”
Para a diretora Vera Lúcia, a inauguração do ateliê vai além do estudo das artes. Para ela, essa é mais uma ferramenta para conquistar os alunos. “Eu acredito e incentivo essas ações para que o aluno goste cada vez mais da escola. Dessa forma, ele vai cuidar dela, não vai faltar às aulas. Pelo contrário, terá prazer em frequentar as aulas. A escola tem que proporcionar coisas diferentes para os alunos. O mundo está muito violento e eu acredito que a maior arma contra a violência é a educação. Então a gente fica criando eventos para conquistar o aluno, para que ele tenha o maior prazer em vir para a escola”, ressaltou a diretora.
Representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o secretário de Educação, professor José Augusto Nunes, a coordenadora do Programa Mais Educação, professora Vanda Nicacio, elogiou a iniciativa e parabenizou a equipe diretiva. “É um orgulho participar de uma festa tão bonita e constatar o profissionalismo e o carinho dessas educadoras incansáveis, que lutam todos dias para acolher nossas crianças e melhorar a qualidade da educação. A escola está de parabéns”, ressaltou a coordenadora.
Autor: Selma Nogueira
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados