Início > Educação > Educação de São Gonçalo investe em projeto pedagógico

Educação de São Gonçalo investe em projeto pedagógico

Publicado em:  27/04/2023

“Hora da Virada” acontece em 20 escolas

Buscando sanar as necessidades específicas de alguns alunos, auxiliando na correção da distorção série/idade, o projeto Hora da Virada atende a 20 escolas municipais com o total de quase 500 alunos. A iniciativa visa auxiliar os alunos que possuem dificuldade na leitura, escrita, matemática e outras áreas de conhecimento, que por algum motivo não estavam estudando em anos anteriores ou foram reprovados, fazendo com que eles recuperem o conteúdo para que, no próximo ano, sejam reinseridos em turmas regulares.

Na Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba, em Santa Izabel, o professor Luiz Carlos de Moraes é o responsável pela turma Hora da Virada. Ele conta que é necessário adaptar o conteúdo, avançando com olhar atento às dificuldades que vão surgindo.

“É uma fase de transição, os alunos são preparados e, no próximo ano, retornam às turmas regulares. A parte mais gratificante para mim é receber o feedback deles. Como alguns já são adolescentes ou estão entrando nessa fase, esse retorno é mais raro, mas quando você consegue atingir algum objetivo com eles, avançar no conteúdo, eles ficam muito felizes e o feedback é muito positivo”, disse o professor.

A aluna Ana Clara da Silva, de 15 anos, frequenta às aulas e se aplica para aprender todo o conteúdo e avançar na escolaridade. Além disso, já tem planos para quando acabar a escola.

“O professor me ajuda muito, ele explica a matéria e repete até que todo mundo entenda. Depois que acabar a escola, eu tenho dois sonhos: ser modelo e ser policial”, afirmou a aluna.

Foto: Luiz Carvalho