Início > Educação > Educação de São Gonçalo incentiva produção literária

Educação de São Gonçalo incentiva produção literária

Publicado em:  09/11/2023

Alunos escrevem livros que abordam afetividade

Com o objetivo de aproximar toda a comunidade escolar e trabalhar a afetividade, nesta quinta-feira (9) aconteceu a 1ª Exposição do Ensino Fundamental I, com o tema “Leitor e Autor das minhas Emoções”, na sede da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo. A exposição contou com livros feitos por alunos, atividades pedagógicas, apresentações artísticas de 12 escolas e troca de experiências entre professores.

O projeto está acontecendo desde o início do ano nas escolas e, como culminância, os alunos escreveram livros sobre sentimentos. Segundo a coordenadora do projeto, Danielle Costa, além de trabalhar as emoções de alunos, professores e responsáveis, as atividades desenvolvidas pelo projeto também visaram trabalhar a leitura e a escrita de forma natural e prazerosa.

“O objetivo desse projeto foi o fortalecimento das relações dentro da escola. Trabalhar os sentimentos e, junto a isso, a leitura e a escrita, trazendo ainda mais a literatura para a sala de aula como rotina e estimular esse prazer pela leitura. Quando a gente coloca o aluno como autor, a autoestima dele aumenta e faz com que ele expresse o que está sentindo”, contou a coordenadora.

Na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna, toda a comunidade escolar participou do projeto. Os professores trabalharam individualmente os sentimentos e palavras de afeto como tolerância e conhecimento, com diversas atividades pedagógicas sobre afetividade, provocando reflexão entre os alunos. Além de idealizar o projeto dentro da escola, a orientadora pedagógica Valdilanne Pereira também resolveu contar um pouco da sua história para os alunos.

“Eu resolvi contar um pouco da minha história e falar sobre sonhos para incentivá-los. Eu fui estudante da Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias, que fica na Palmeira, e morei até os 30 anos no Complexo do Salgueiro. Então, eu contei para as crianças que eu consegui estudar em uma Universidade internacional, em Portugal, e criei uma reflexão sobre dedicação e comprometimento e perguntei para eles quais eram os sonhos deles”, disse a orientadora pedagógica.

Foto: Fabio Guimarães