Início > Educação > Educação de São Gonçalo destaca a cultura da cidade

Educação de São Gonçalo destaca a cultura da cidade

Publicado em:  25/05/2023

Autor de livros sobre origem dos bairros participa de bate-papo com alunos

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, que fica na Secretaria de Educação, recebeu a visita do autor e professor da rede Erick Bernardes. O evento contou com um bate-papo do autor com alunos da Escola Municipal Carlos Drummond Andrade, sobre seus livros, que valorizam e contam um pouco da cultura da cidade de São Gonçalo.

A biblioteca, que já contava com o livro Cambada I, recebeu a doação, pelo autor, dos títulos Cambada II, Cambada III e Cambada IV, que retratam as histórias de origem dos bairros, os nomes dos lugares, curiosidades, algumas lendas, fundação de praças, pontes, nomes de ruas, entre outras peculiaridades do município.

“A ideia é provocar nos alunos a noção de pertencimento e o amor pelo lugar em que vivem. Só assim haverá valorização da cultura local. Os Cambadas foram escritos desde o começo do projeto como forma de suprir a carência de narrativas locais que valorizem a cidade. Prova disso foi que, ao falar da Ilha de Itaoca, crônica presente no Cambada I, as crianças se identificaram a ponto de completarem as histórias. Expliquei o motivo do caranguejo estampar a capa dos livros, como forma de homenagear os mangues fluminenses”, disse o autor.

Neste ano, as escolas estão focando seus conteúdos e projetos na temática da afetividade. Pensando nisso, a Secretaria está trabalhando diversas formas de afeto, pelos colegas de sala, pela família, pelos professores e pelo município.