Educação
Projeto leva conscientização sobre cuidados com animais para alunos da rede municipal de São Gonçalo
29/07/2025
Estudante passa por centro de reabilitação, ingressa no EJA e é escolhido orador da turma
Nesta segunda-feira (11), é comemorado o Dia do Estudante. Em São Gonçalo, a determinação de um aluno do EJA, programa para o ensino de jovens e adultos, tornou-se exemplo para os colegas e motivo de orgulho entre os profissionais da Educação. Com vontade de mudar sua realidade e com sede por conhecimento, o auxiliar de Serviços Gerais Alexandre José da Fonseca, de 53 anos, encontrou, dentro do município de São Gonçalo, o auxílio que precisava para voltar aos estudos.
Diagnosticado com Transtorno Específico das Habilidades Intelectivas, desenvolveu seu tratamento no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves, e conseguiu, no primeiro semestre deste ano, se formar no 9º ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Leonor Corrêa, na Trindade, sendo orador da turma.
Dentro da unidade de saúde, nos últimos anos, ele fez tratamento com fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo, que o incentivou a retomar os estudos. Na escola, ele encontrou o acolhimento de todos os profissionais, principalmente de sua professora de Apoio Especializado, Eloísa Elena Leal.
“A professora fez total diferença, foi aí que consegui entender muita coisa nas matérias, ela me deu segurança e eu consegui avançar. Antigamente, eu era muito desanimado, não tinha vontade de fazer nada e quando eu voltei a estudar, frequentar a sala de aula, o meu mundo mudou completamente, eu tenho mais paciência para entender as coisas. Agora, me matriculei no Ensino Médio e quero continuar estudando”, afirmou o aluno.
A professora Eloísa se emocionou com o discurso feito pelo aluno na formatura, que a homenageou. Ela contou que entende o desafio no processo de aprendizagem e se orgulha do trabalho realizado com o aluno, que culminou na formatura.
“Eu me surpreendi muito com o discurso dele porque eu não esperava que ele falasse com tanta segurança, mostrando uma percepção da escola tão boa, fiquei emocionada mesmo. Estou muito orgulhosa do trabalho que eu fiz, que foi uma parceria com ele, para que ele tivesse esse resultado tão bom”, disse a professora.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados