Início > Educação > Educação celebra Dia Nacional da Leitura Infantil

Educação celebra Dia Nacional da Leitura Infantil

Publicado em:  18/04/2022

Alunos de dez escolas municipais participaram de várias atividades

Celebrando o Dia Nacional da Leitura Infantil, a Secretaria de Educação de São Gonçalo preparou, nesta segunda-feira (18), um dia inteiro focado na leitura e contação de histórias, em três locais diferentes em sua sede: o pátio, o auditório e a biblioteca. O secretário de Educação, Maurício Nascimento, e o chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, acompanharam o evento.

Para se divertir, brincar e aprender, os alunos das escolas municipais Pastor Haroldo Gomes, Roberto Silveira, Aurelina Dias Cavalcanti, Carlos Drummond de Andrade, Almirante Carlos Soares Dutra, Célia Pereira da Rosa, CIEP 411 Municipalizado Dr. Armando Ferreira Leão, Escola Estadual Municipalizada Coronel Amarante, Escola Estadual Municipalizada Salgado Filho estiveram presentes.

“É de extrema importância comemorar o dia de hoje com muita leitura e contação de histórias. As crianças ficaram por dois anos em casa, na pandemia, e, agora, com a volta ao presencial, é imprescindível ter esse contato com os contadores, com as histórias e com todo o universo lúdico que este dia celebra”, afirmou Maurício Nascimento.

O dia 18 de abril foi escolhido para ser o Dia Nacional da Leitura Infantil em homenagem ao dia do aniversário do escritor Monteiro Lobato, já que ele é uma das maiores referências em literatura infantil do Brasil. Para a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, é importante celebrar a data de forma divertida e descontraída com os alunos.

“O grande objetivo do dia é fazer com que os alunos possam viajar na imaginação através dos livros e desenvolvam o gosto pela leitura. Contamos com a presença das contadoras de histórias Alessandra Honorato, Elaine Furlani, Lucia Helena, Aimê e Carlos Henrique. Também tivemos atração musical com a Ronda Escolar, com os músicos Márcio Mattos e Paulo Alves”, explicou a subsecretária.