Início > Educação > Educação capacita profissionais de centros de referência

Educação capacita profissionais de centros de referência

Publicado em:  06/02/2024

Dinâmicas em grupo reforçaram importância da saúde e bem-estar

Pensando nas necessidades dos profissionais da rede municipal de Educação de São Gonçalo que atuam nos dois Centros de Referência Municipal em Autismo e no Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), as unidades se reuniram para fazer uma atividade em conjunto. Aproximadamente 100 profissionais participaram, na manhã desta terça-feira (6), de dinâmicas que colocaram sua saúde e bem-estar como protagonistas, no auditório do CIM, no Vila Lage.

A ideia do evento veio do entendimento de que é necessário trabalhar em conjunto, para formar uma unidade sólida em prol de levar sempre um atendimento de excelência para as famílias. As unidades prepararam um calendário integrado em 2024, buscando, cada vez mais, o fortalecimento da inclusão.

“Nós estamos trabalhando afeto e emoção. Para cuidar do outro, entendemos que é necessário cuidar de si mesmo. A proposta é fortalecer a mente, que é um fator muito importante, principalmente para trabalhar nessas unidades em que a demanda emocional é grande”, contou a diretora do Centro de Referência em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, Evelin Bastos.

As unidades trouxeram dois palestrantes que fizeram dinâmicas sobre as emoções. O professor João Marcos, que trabalhou o relaxamento, e a psicóloga Débora Alessandra, que falou sobre a reflexologia.

“Você precisa estar bem, em primeiro lugar, consigo mesmo, já que, fortalecidos, eles conseguem fortalecer os outros. Nós não atendemos só alunos, atendemos as mães, os responsáveis, com muitas incertezas. Essa dinâmica é uma oportunidade para os profissionais, de olhar para dentro e se reconectar consigo mesmo” disse a diretora do CIM, Roseli Vianna.

Foto: Julio Diniz