Início > Educação > Educação capacita merendeiras em São Gonçalo

Educação capacita merendeiras em São Gonçalo

Publicado em:  11/04/2024

Palestra teve como foco alimentação para alunos com autismo

Com objetivo de esclarecer dúvidas a respeito da alimentação escolar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo promoveu, nesta quinta-feira (11), uma palestras com as nutricionistas Alessandra Pereira e Mirella Mazega para 70 funcionários e manipuladores de merenda de escolas municipais e creches conveniadas.

A palestra englobou assuntos como seletividade alimentar e estratégias de preparação que podem ser usadas caso o aluno rejeite algum alimento. A subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos, explicou que o evento foi necessário para que os manipuladores de merenda entendessem mais a fundo sobre a questão.

“Na escola, temos que entender as demandas dos alunos e trazer uma alimentação saudável e prazerosa. O aluno com TEA que possui alguma seletividade alimentar não pode ser deixado de lado, é preciso entender suas necessidades e construir estratégias para que ele consiga ter uma alimentação balanceada”, disse a subsecretária.

Carmen Oliveira é merendeira da Escola Municipal Marcus Vinicius Cruz de Mello Moraes, em Santa Izabel. Para ela, a palestra foi esclarecedora.

“Foi a primeira vez que eu participei de uma palestra aqui na secretaria. Quando eu vi o tema da palestra eu me interessei muito porque eu amo esse assunto e amo o trabalho realizado na escola. Temos alunos com TEA na escola e temos que conquistá-los, ganhar a confiança deles, para ofertar a alimentação da melhor forma”, afirmou a merendeira.

Foto: Luiz Carvalho