Início > Educação > Educação apresenta relatório à Câmara de Vereadores

Educação apresenta relatório à Câmara de Vereadores

Publicado em:  09/03/2017

Dos 4.103 concursados que integram a rede municipal de educação de São Gonçalo, quase mil não cumprem a função para a qual foram convocados. É o que aponta o relatório elaborado pela Secretaria de Educação (Semed) e apresentado à Câmara de Vereadores durante sessão plenária na última quarta-feira (08).

Segundo o relatório, a área de maior carência se refere aos professores da categoria “DOC 2”, que lecionam para a Educação Infantil e para o 1º segmento do Ensino Fundamental. Neste grupo, dos 2159 profissionais, 728 estão desviados de suas funções, atuando como secretários ou em turmas para as quais não estão capacitados.

De acordo com o secretário Diego São Paio, identificar os desviados vai colaborar com o aumento de profissionais da rede e a distribuição adequada dos funcionários.

“Em uma das reuniões entre o Ministério Público e o Sepe, o prefeito José Luiz Nanci reforçou essa necessidade de recuperarmos os profissionais desviados. Com base nesses números obtidos no relatório, vamos executar o planejamento de retorno às funções de origem”, explica Diego.

Levantamento confirmou suspeitas de funcionários-fantasma

Ao longo das visitas às unidades escolares e das reuniões com diretores realizadas desde o primeiro mês de governo, as equipes técnicas da Semed verificaram a existência de funcionários-fantasma, isto é, registrados na rede, mas que não cumprem o expediente. Somente em uma escola, havia registro de 57 inspetores nunca vistos em ação. O levantamento apresentado à Câmara também apontou casos semelhantes.

“É de se lamentar que em um momento de crise em que vivemos, vejamos que a corrupção com o dinheiro público acontecia dessa forma, ainda mais com investimento na educação, que é o nosso presente e futuro. Estamos trabalhando para mudar de verdade esse cenário e fico muito feliz de poder apresentar nossas metas e resultados aos parlamentares e à população. Estaremos sempre à disposição para frequentar esta Casa”, enfatiza Diego.

Foto: Reynaldo Felix
Fonte: Semed