Início > Educação > Educação alia leitura com incentivo à agricultura familiar

Educação alia leitura com incentivo à agricultura familiar

Publicado em:  11/12/2023

Projeto estimula interdisciplinariedade e alimentação saudável

Com o objetivo de estimular a alimentação saudável, a Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo promoveu, nesta segunda-feira (11), a 1ª Feirinha da Agricultura Familiar, com produtores rurais que fornecem legumes, frutas e verduras para a merenda escolar. Ao todo, oito escolas visitaram a feira e os alunos puderam escolher os produtos que iriam levar para casa, além de se deliciar com suco natural de laranja e sacolés de fruta.

Durante o ano, estas escolas trabalharam a leitura de forma diferente. A cada leitura concluída ou trabalho realizado, os alunos ganhavam um ticket, como “dinheiro”, que eles juntaram para trocar por hortaliças na feira.

“O projeto foi de incentivo à leitura, denominado ‘Sua Leitura tem Valor’, enquanto eles iam lendo, eles iam recebendo o ‘dinheirinho’. Nossa escola trabalha com a interdisciplinariedade, então nessa ação trabalhamos matemática, leitura e alimentação saudável. Eu não canso de elogiar a Alimentação Escolar, durante o ano tivemos uma variedade muito grande, com muita qualidade. Os alunos estavam muito empolgados para vir, teve gente que nem dormiu direito. Eles estão amando”, disse a diretora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, que fica bairro Itaoca, Ana Cristina Merlim.

Participaram da 1ª Feirinha da Agricultura Familiar a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Coopafer), a Cooperativa de Pescadores e Agricultores Familiares Organizados (Coopafo) e a Cooperativa Agroindustrial de Garrafão (Cooperfruit).

“Nós estamos muito felizes de poder proporcionar esse momento entre os produtores rurais e os alunos. É muito bom ver que eles estão escolhendo alimentos saudáveis e vão levar para casa muitos nutrientes e que vão desfrutar de uma refeição maravilhosa com suas famílias. Esta foi a primeira feira e, com certeza, faremos outra no próximo ano”, afirmou a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.

Produtos oferecidos: abacaxi, goiaba, laranja, limão, ovo, abóbora, abobrinha agrião, aipim, alface, banana, batata doce, cheiro-verde, coentro, couve, espinafre, milho, pepino, pimentão, tomate, vagem, pão de batata doce e suco de laranja.