Conservação
São Gonçalo reforça ações de paisagismo com novos canteiros e jardins
24/12/2025
Projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”
Os Ecopontos de São Gonçalo já receberam, ao todo, mais de 564 toneladas e meia de materiais recicláveis. A cidade possui três unidades, no Zé Garoto, em Santa Luzia e no Barro Vermelho, com a previsão de inauguração de novos pontos de coleta pela cidade. É nos Ecopontos que os gonçalenses podem trocar materiais recicláveis por dinheiro digital.
Apenas no mês de dezembro, foram reciclados mais de quatro mil quilos e meio de materiais no Ecoponto de Santa Luzia, que funciona desde fevereiro de 2024; mais de três mil quilos na unidade do Zé Garoto, que foi inaugurado em maio de 2025; e mais de sete mil quilos de materiais no Barro Vermelho, inaugurado em junho de 2023.
O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e foi desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável. O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município.
Nos Ecopontos, são aceitos plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.
“Os Ecopontos estão transformando São Gonçalo e em 2026 isso não será diferente. Temos a previsão de novos Ecopontos e continuamos vendo o sucesso dos já existentes na cidade, que estão ajudando na reciclagem de toneladas de materiais. É muito gratificante poder ver a população gonçalense abraçando nossa causa, trazendo seus resíduos para os Ecopontos e apoiando a reciclagem. Além disso, vidas são transformadas com o dinheiro digital que surge a partir da entrega dos materiais. É benefício para a cidade e para a população também”, afirmou o secretário de Conservação, Edson Leal.
Serviço:
Os três Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
. Barro Vermelho – Rua Lúcio Tomé Feteira
. Santa Luzia – Rua Visconde Seabra
. Zé Garoto – Praça Estephânia de Carvalho
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados