Início > Uncategorized > Ecoponto de São Gonçalo arrecada 10 toneladas de resíduos em um mês

Ecoponto de São Gonçalo arrecada 10 toneladas de resíduos em um mês

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/07/2023

Iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo auxilia a população e reduz lixo nas ruas

Responsável pela destinação correta de materiais recicláveis com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos provocados pelo homem, o Ecoponto do Barro Vermelho já arrecadou mais de 10 toneladas de resíduos em um mês de funcionamento graças a doações dos gonçalenses cadastrados na iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”, desenvolvida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo.

Segundo levantamento realizado na última quinta-feira (20), dia em que o Ecoponto completou um mês de atuação, a unidade do Barro Vermelho já conta com 174 cidadãos cadastrados, além de 46 catadores. 

O Ecoponto aceita materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas), e óleo de cozinha vegetal usado. 

Para auxiliar os catadores que tem uma grande quantidade de materiais recicláveis mas não conseguem transportá-los, a equipe do Ecoponto disponibiliza uma bicicleta adaptada como forma de facilitar o trabalho desses importantes agentes ambientais.  

O local também tem desenvolvido um importante papel junto ao Comitê Gestor Municipal de Política de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica – um serviço que faz parte da Subsecretaria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social – cujo objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços de aquisição de documentos como forma de acabar com a invisibilidade dos que estão à margem dos serviços sociais.

Em um mês dessa parceria, mais de 140 isenções para documentações pessoais, como RG e certidão de nascimento, foram emitidas no Ecoponto, visto que para abrir a conta digital é necessário documentos básicos de identificação. 

Economia – O Ecoponto Barro Vermelho também vem fomentando o crescimento da economia circular solidária, já tendo repassado o valor de R$4.362,25 para os cadastrados na conta digital. 

O aposentado Ricardo dos Santos, de 71 anos, já aproveitou para utilizar o valor recebido por suas contribuições ao Ecoponto. 

“Já consegui mais de R$ 50 em troca dos objetos que levei para o ecoponto. Pode parecer pouco para muitas pessoas mas já faz uma diferença. Consegui comprar manteiga e produtos de limpeza no comércio do bairro. E aos poucos vou juntando os materiais na minha casa para levar para o ecoponto”, disse o aposentado. 

Matheus Maia tem uma mercearia na Rua Lúcio Tomé Feteira, no Barro Vermelho, e foi um dos primeiros comerciantes que aceitou participar do projeto. 

“Já recebi diversos clientes com o cartão da conta do Ecoponto na minha mercearia. Fico feliz porque vejo que tem ajudado muita gente que precisa dessa renda extra. Vejo pessoas saindo felizes daqui porque conseguiram comprar alimentos, é muito legal. Além disso, ainda consigo ajudar algumas pessoas com o papelão que descarto das mercadorias. Tem sido uma ótima experiência”, destacou o comerciante.  

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content