Início > Uncategorized > Ecoponto de Santa Luzia já reciclou mais de 42 toneladas de resíduos

Ecoponto de Santa Luzia já reciclou mais de 42 toneladas de resíduos

Publicado em:  11/04/2024

Espaço foi inaugurado pela Prefeitura em fevereiro deste ano

Com dois meses de funcionamento, o Ecoponto de Santa Luzia já reciclou mais de 42 toneladas de resíduos. O espaço já tem mais de 370 catadores cadastrados e é um dos dois pontos no município onde a população pode realizar a troca de resíduos e materiais recicláveis por dinheiro digital. O outro ecoponto fica no Barro Vermelho.

O projeto do Ecoponto fez tanto sucesso que já resultou em prêmio para a Prefeitura de São Gonçalo. O município sagrou-se vencedor na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Até o dia 31 de março, foram reciclados 2.501 quilos de papel, mais de 972 quilos de metal, 1.926 quilos de plástico, 36.192 quilos de vidro, 141 litros de óleo, dentre outros. Com isso, já foi economizado mais de 47.078 Kwh de energia elétrica, foram preservadas mais de 50 árvores, dentre outros benefícios para o meio ambiente.

Para o prefeito Capitão Nelson, o projeto está mudando São Gonçalo. “O Ecoponto é um projeto que vem dando ótimos resultados para o município. Os moradores de São Gonçalo estão utilizando o espaço para reciclar resíduos e conseguir algum retorno financeiro com isso. O projeto evita que os resíduos sejam descartados de forma irregular, causando enchentes”, ressaltou.

A ação, que é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”, foi desenvolvida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável. O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que emite a documentação necessária para o catador que não tiver documentos. Assim, ele poderá ser cadastrado e sua conta digital será aberta.

O secretário de Conservação, Edson Leal, comentou sobre a felicidade de celebrar os dois meses do Ecoponto de Santa Luzia com números importantes.

“Estamos completando o segundo mês do Ecoponto de Santa Luzia e já alcançamos números bem significativos. Logo no primeiro mês de funcionamento, já recebemos 35 toneladas de resíduos que saíram das ruas e servirão de matéria-prima para a indústria. Isso só nos mostra que é um projeto promissor, com capacidade de mudar os hábitos do cidadão gonçalense, que tem reciclado mais e contribuído com a preservação do meio ambiente. É uma enorme satisfação fazer parte dessa iniciativa que traz tantos benefícios para nossa cidade”, afirmou.

“O Ecoponto Santa Luzia é o mais bonito e mais humanizado que eu conheço. Ele foi feito para receber bem todos os cidadãos. O Ecoponto tem sido uma referência para as pessoas destinarem os seus resíduos. Elas passaram a entender que os resíduos não são lixo e estão dando destinação adequada a eles, recebendo também um retorno financeiro com isso. O Ecoponto está fazendo dois meses, incentivando as pessoas a preservarem o meio ambiente, a pouparem e contribuindo para a geração de trabalho e renda”, disse o consultor ambiental Edson Freitas, que atua nos Ecopontos.

Nos Ecopontos, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.

Depois que o gonçalense levar seu resíduo para o Ecoponto, ele recebe um valor financeiro em seu cartão, que pode ser usado em em estabelecimentos comerciais da região.

A pensionista Ana Cláudia Gonçalves da Silva, de 59 anos, levou quase 20 quilos de garrafas de vidro para ser reciclado no Ecoponto de Santa Luzia nesta quinta-feira (11). Segundo ela, a iniciativa é ótima para o município.

“Uma amiga minha veio aqui e me contou sobre o Ecoponto, foi aí que eu soube do projeto. Eu acho uma iniciativa boa, que ajuda o município, ajuda o meio ambiente e ajuda as pessoas. Saindo daqui, eu vou comprar alimentos com o dinheiro que entrar no meu cartão com a reciclagem. É bom que vai ajudar nas contas do mês”, disse a moradora do Jardim Catarina.

Quem também esteve no Ecoponto de Santa Luzia nesta quinta-feira (11) foi a cozinheira Jany Romeiro da Silva, de 59 anos. Moradora de Santa Luzia, ela esteve no local fazendo o cadastro para posteriormente levar seus resíduos e trocar pelo dinheiro digital.

“Meu filho me falou que eu tinha muita garrafa pet e de vidro e sugeriu de eu fazer um cartão aqui para trocar por dinheiro. Eu sempre falava para ele que ia vir aqui e acabava que não conseguia. Hoje, passando por aqui, eu lembrei e vim fazer o cadastro. Eu gostei da iniciativa! É bom para o município”, disse.

O Ecoponto de Santa Luzia está localizado na Rua Visconde Seabra. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados.

Foto: Julio Diniz