Início > Projetos Especiais > Ecoponto completa uma semana de funcionamento

Ecoponto completa uma semana de funcionamento

Publicado em:  26/06/2023

Espaço já cadastrou mais de 100 pessoas

Completando uma semana de funcionamento, o Ecoponto do Barro Vermelho já tem 102 cadastros, entre catadores, cidadãos conscientes e comércios. Quem chega ao local já pode se cadastrar, realizar a abertura da conta digital e começar a transformar lixo em dinheiro. O quilo de cada tipo de material garante um crédito em cartão, que pode ser usado nos estabelecimentos comerciais da cidade que estejam participando do projeto.

De acordo com Edson Freitas, responsável pelo espaço, as pessoas estão se interessando e descobrindo um mundo novo com a possibilidade de tirar o seu sustento.

“Nós recebemos aqui uma pessoa que saiu com R$ 100, já pronta para usar no mercado. É bom ver que as pessoas estão aderindo a esse tipo de coleta. Além de conseguir um dinheiro, estamos ajudando o meio ambiente”, disse.

De acordo com Edson, aos catadores que tiverem interesse, futuramente, será oferecido um curso de capacitação para que possam aprender mais sobre o material recolhido.

Quem chega ao local se surpreende com a estrutura e o processo, que vai do cadastro até o recebimento do dinheiro. As pessoas ainda recebem orientação de como proceder, caso não tenham a documentação. É o caso do catador Antonio Santos, de 64 anos.

“Eu vim me cadastrar, mas não tenho email nem identidade. A moça da Secretaria de Assistência Social já fez o encaminhamento e me orientou como proceder. Essa semana eu volto aqui e já saio com meu cartão. Não vejo a hora de poder ir ao mercado e fazer compras”, disse.

O equipamento terá capacidade para receber até 20 toneladas de resíduos por mês. O local também vai promover ações educativas sobre reciclagem e meio ambiente. O Ecoponto é uma iniciativa das secretarias de Conservação e de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo.

O Ecoponto fica na Rua Lúcio Tomé Feteira, ao lado da Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho, e funciona de segunda a sexta, de 9h às 16h.

Foto: Renan Otto