Início > Educação > E. M. Marlucy Salles recebe atividades do Núcleo de Nutrição da Secretaria de Educação

Publicado em:  01/10/2019

Nesta 3ª feira (1) a Escola Municipal Professora Marlucy Salles de Almeida, localizada na Trindade, recebeu o segundo módulo de atividades do Núcleo de Estágios da Nutrição, da Secretaria municipal de Educação de São Gonçalo. A atividade foi coordenada pela nutricionista Danielli Sueth, com a participação de quatro estagiários de nutrição

O objetivo é dar sequência ao módulo 1, onde os estagiários aferiram o peso e a estatura dos alunos. No módulo 2, as atividades desempenhadas vão ser nas cozinhas escolares a fim de observar a segurança sanitária do ambiente e da alimentação escolar com o que determina o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC 216). Essa ação está sendo realizada com a parceria da Secretaria de Saúde e, agora, do Departamento de Alimentação Escolar.

“O módulo 2 é a continuação do trabalho do Núcleo Acadêmico, que está ligado à Subsecretaria de Ações Pedagógicas, que tem como subsecretária, Gisele Herdy Dutra. A principal atividade é trabalhar com os estagiários a segurança sanitária das cozinhas escolares. Os futuros nutricionistas estão aplicando uma lista de verificações que a legislação da Anvisa determina, para que se possa perceber se as cozinhas escolares estão adequadas ou se precisarão de alguma intervenção. Essa ação vai ajudar tanto a direção da escola, quanto a Secretaria de Educação como um todo. O trabalho terá continuidade em toda rede escolar, com a parceria da Secretaria de Saúde e o objetivo é treinar os profissionais das escolas para que eles mesmos depois de preparados possam detectar possíveis problemas e buscar as soluções”, declarou Danielli.

“É uma grande alegria poder contar com o Núcleo Acadêmico, que hoje possui aproximadamente cinco estagiários e uma nutricionista responsável para acompanhar os trabalhos. A alimentação saudável é um dos requisitos fundamentais para o pleno desenvolvimento dos estudantes e para então melhoria do aprendizado”, afirmou Gisele Herdy.

Ticiane Vinhaes, diretora da E.M. Marlucy Salles declara, declarou: “Fico muito feliz pela escola receber este projeto e estar proporcionando aos alunos a visita da equipe de nutricionistas, e o trabalho tenho certeza que vai ser de grande contribuição para a equipe de merendeiras, as manipuladoras de alimentos, para conhecer mais da questão alimentar e isso esta atrelado à pesagem dos alunos, pois a alimentação e a pesagem caminham juntas”, falou Ticiane.

A RDC 216 é o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e foi aprovado pela ANVISA com o objetivo de aperfeiçoamento constante das ações de controle sanitário na área de alimentos visando sempre a proteção à saúde da população.

Fonte: Semed