Início > Meio Ambiente > Dragagem do Rio Alcântara avança no trecho final, na Ipuca

Dragagem do Rio Alcântara avança no trecho final, na Ipuca

Compartilhe isso:


Publicado em:  31/01/2024

Programa Limpa Rio realiza serviço de limpeza e desassoreamento

O trecho final do Rio Alcântara está sendo alvo do Programa Limpa Rio, uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).  Nesta quarta-feira (31), equipes atuaram na limpeza e desassoreamento do rio na localidade  da Ipuca, no bairro Jardim Catarina. A dragagem antecipada do trecho vai facilitar o escoamento das águas das chuvas no bairro.

O trabalho de dragagem do Rio Alcântara foi iniciado em novembro do ano passado. Desde então, equipes realizam diariamente limpeza e dragagem do rio. O programa desenvolve um papel fundamental para reduzir os impactos das chuvas na cidade. Durante o trabalho, as equipes também realizam o serviço de recuperação das margens e dos espelhos d’água do Rio Alcântara. 

“Graças à parceria com o Estado, estamos conseguindo avançar com o serviço de dragagem no Rio Alcântara, o maior rio que corta a cidade. Por muito tempo, os rios de São Gonçalo ficaram sem esse trabalho, mas estamos empenhados em ampliar essas ações”, disse o secretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Carlos Afonso Pereira, que, ao lado de agentes da Defesa Civil, acompanhou o início do trabalho nesta quarta-feira (31). 

O cronograma da limpeza nos rios foi definido após uma análise feita pelos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No total, serão tirados 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão do rio.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content