Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Celebrado dia 24 de abril, o “Dia Mundial do Combate a Meningite” tem o objetivo de alertar e ressaltar a população sobre a importância da imunização. Mesmo com a vacina gratuita disponibilizada em unidades de saúde de São Gonçalo, a procura pela vacina da meningite tipo C, destinada a adolescentes de 11 a 14 anos, é baixa. Com a meta de atingir 95% do público alvo, apenas 9% se vacinaram contra a doença. Para conscientizar pais e mães, o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, realizou uma ação sobre a doença com o intuito de alertar sobre os problemas causados pela doença. O objetivo foi de alertar e conscientizar a população de São Gonçalo sobre quais as prevenções, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento desta doença que atinge cerca de 2500 pessoas por ano no Brasil.
“Reduzir o número de mortes está diretamente relacionado com o diagnóstico precoce da meningite que é uma doença que desencadeia dores de cabeças e vômito intensos, rigidez no pescoço, além de sintomas neurológicos, como surdez, perda de consciência e, em alguns casos, paralisia”, afirma o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Dados da secretaria municipal de saúde mostram que em 2018 foram notificados 144 casos da doença de diferentes etiologias, vírus, bactérias, fungos entre outros. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Gonçalo, Gláucia de Oliveira, a meningite é uma doença controlada, mas ainda longe de estar erradicada. “Hoje existem diversas vacinas para prevenir a meningite, desde as que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) até os complementos da rede privada. É importante que a população tenha conhecimento sobre a doença para saber formas de contágio, sintomas e tratamento da doença, que é perigosa”, explica.
As Unidades Básicas de Saúde e Polos Sanitários disponibilizam desde Outubro de 2010 a vacina para crianças. Já foram imunizadas 11.053 crianças menores de 1 ano (cerca de 97,1%) e para criança com 1 ano de idade houve a imunização somente para 9.225. Logo, faltam 81% a ser atingida, uma vez que a meta é de atender 11.386 (95%) em ambos públicos-alvo.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados