Início > Cultura e Turismo > Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em São Gonçalo

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em São Gonçalo

Publicado em:  04/12/2018

A Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência organizou uma grande festa com várias programações para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, durante a tarde de ontem (3), na sede da secretaria, em Alcântara.

Comemorado no dia 3 de dezembro em todo o mundo, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O Coral Municipal Infantil de São Gonçalo abriu a festa, que contou ainda com a participação dos corais do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo (Cadevisg) e do Coral da Prefeitura.

Já em clima de Natal, um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando as crianças do Centro de Reabilitação, Educação e Integração Social (Cerei) fizeram uma encenação do nascimento de Jesus. O Papai Noel chegou ao final da festa e fez a alegria de todos com a clássica distribuição de presentes.

“É uma alegria imensa poder reunir essas pessoas tão especiais hoje, aqui, para comemorar uma data tão importante. Nosso compromisso será sempre de ter um olhar cada vez mais atento para essa parcela da população que precisa tanto da nossa ajuda”, disse Marta Maria Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência.

A subsecretária de Educação Infantil e Educação Inclusiva, Tatiana Félix, esteve presente na festa e falou sobre a importância da inclusão dos alunos deficientes da rede municipal.

“Poder celebrar esta data significa o reconhecimento dos direitos deles, que são cidadãos como nós e precisam ser respeitados e ouvidos. A nossa subsecretaria vai recuperar a atenção aos alunos com deficiência da rede municipal”.

Para Tânia Loyola, subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, a data serve para estimular esse público a lutar pelos seus direitos.

“Estamos reunidos aqui hoje para comemorar e também conscientizar e estimular essas pessoas a lutarem pelos seus direitos. Que eles sejam sempre atuantes e conscientes de que não estão sozinhos nessa luta”, declarou Tânia.

Fonte: Ascom / SMTC