Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Hoje é o dia em que se comemora a Luta Nacional da Pessoa com Deficiência no Brasil. A data, que é oficialmente comemorada desde 2005, de acordo com a Lei No 11.133, foi escolhida por estar próxima ao começo da primavera, estação do renascimento das flores, representando a força e o recomeço da pessoa com deficiência.
Uma das grandes batalhas dessa parcela da população é a reinserção no mercado de trabalho formal. Segundo a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) apenas 1% dos brasileiros com deficiência estão empregados, ou seja, entre 45 milhões de pessoas com deficiência no país apenas 403.255 mil estão trabalhando formalmente.
Em São Gonçalo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social junto à Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência trabalham juntas para ajudar esse grupo a conquistar o primeiro emprego ou a reingressar ao mercado de tralho. Moradora do Gradim, Alessandra de Souza, de 42 anos, é deficiente intelectual e conquistou a vaga de repositora em uma rede de supermercados há 3 meses, através do encaminhamento da secretaria.
“Por conta da minha deficiência encontrei muita dificuldade para arrumar um emprego com carteira assinada e resolvi procurar ajuda na secretaria. Fui muito bem atendida por toda a equipe que me apoiou e me deu muita força. Estou muito feliz, já fiz várias amizades no trabalho e agora posso comprar as coisas para minha filha”, afirmou Alessandra.
De 2017 para cá mais de 50 gonçalenses conseguiram emprego com o auxílio da secretaria, como aconteceu com Rafael Rodrigo de Oliveira, de 28 anos, portador de deficiência auditiva. Após 5 anos trabalhando como monitor em uma empresa de ônibus, o morador do bairro Amendoeira ficou um ano em busca de uma nova ocupação. Foi através da secretaria que ele conseguiu seu atual emprego como auxiliar de serviços gerais em uma escola da rede municipal.
“Sei que é mais complicado eu conseguir trabalho por causa da minha deficiência. Sou muito grato a todos os profissionais que desde o primeiro contato foram muito prestativos. Agora com o meu salário posso começar a investir no meu sonho que é estudar enfermagem”, explicou Rafael.
É importante que nossas equipes estejam cada vez mais capacitadas e unidas para auxiliar e cuidar dessa parcela da população tão batalhadora e que precisa tanto do nosso apoio”, afirmou Marta Maria Figueiredo, secretaria de Desenvolvimento Social.
Quem quiser mais informações é só ir até a sede da secretaria que fica na Rua Uriscina Vargas, 36, em Alcântara.
“Estamos sempre de braços abertos para receber e atender as pessoas com deficiência do nosso município. Quem precisar de ajuda ou orientação é só procurar as nossas equipes”, disse Tânia Loyola, subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência.
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados