Início > Desenvolvimento Social > DIA D encerra primeira edição do evento com atividades para a terceira idade

DIA D encerra primeira edição do evento com atividades para a terceira idade

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/07/2018

A tarde ensolarada e agradável desta quinta-feira (19) estava convidativa para atividades ao ar livre e foi na Praça do Califórnia que as idosas do grupo de convivência do CRAS Centro se reuniram em um momento de descontração e diversão no evento que marcou o encerramento da primeira edição do DIA D.

Com o tema “Cidadania: Aprender, socializar e agir para transformar”, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social junto com os orientadores e todos os grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, estava sendo realizado desde maio em todos os CRAS da cidade. Entre as atividades que duraram toda a tarde, as senhoras do grupo de idosos se divertiram durante a aula de ginástica e plantaram mudas de ipê, alho e sementes de girassol no jardim da praça do bairro.

Aos 81 anos, Selma da Mata Silva, que faz parte do grupo de convivência há mais de 2 anos, surpreendeu com sua desenvoltura e animação.

“Desde que passei a participar das atividades do CRAS muita coisa mudou na minha vida. Tenho mais disposição, não sinto dor no corpo e para completar ganhei várias amizades. Gosto de todas as atividades, o que aparecer eu faço”, contou Selma.

De acordo com Letícia Barros, coordenadora do CRAS Centro, essas atividades proporcionam momentos de alegria e descontração, fazendo com que as idosas aproveitem mais essa fase da vida.

“Elas formam um grupo muito animado. A população idosa hoje em dia sofre depressão e fica muito isolada. No CRAS os idosos se sentem em casa e com esse tipo de atividade ao ar livre eles dançam na frente da população sem se sentirem envergonhados, o que acaba se tornando um estímulo para eles, despertando mais vontade de viver”, afirmou Letícia.

“Mais que uma porta de entrada para o acesso aos diferentes benefícios do Governo Federal, o CRAS é um espaço de cidadania e acolhimento. É, bem como o nome diz, um lugar de referência para os moradores de cada bairro, onde a assistência pode garantir os direitos da população e sobretudo atuar diretamente na qualidade de vida dos gonçalenses”, ressaltou Marta Maria Figueiredo, secretária de Desenvolvimento Social.

Quem quiser se inscrever para participar dos grupos de convivência é só ir ao CRAS mais próximo da sua casa. Responsável pela organização e oferta de serviços como o Bolsa Família e o Cadastro Único para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o CRAS possui 19 unidades em São Gonçalo, localizadas nos bairros Alcântara, Amendoeira, Centro (Boaçu), Engenho Pequeno, Guaxindiba, Itaoca, Jardim Catarina, Marambaia, Maria Paula, Neves, Porto do Rosa, Rio do Ouro, Salgueiro, Santa Isabel, Santa Luzia, Arsenal, Trindade, Venda da Cruz e Vista Alegre.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content