Início > Governo e Comunicação Social > Devoção à Nsa. da Luz em São Gonçalo

Devoção à Nsa. da Luz em São Gonçalo

Publicado em:  02/02/2017

Com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG) e da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC), encerrou-se hoje (2) os festejos em honra à Nossa Senhora da Luz, na Praia da Luz, em Itaoca. O evento, que faz parte da agenda cultural oficial do município, recebeu, em média, 400 devotos durante os quatro dias de celebração, entre rezas de terços, ladainhas, missas, procissão e louvores com bandas católicas.

Presente na missa e na procissão realizada nesta quinta, o prefeito José Luiz Nanci avaliou de forma bastante positiva a realização do tradicional evento.

“O apoio à festa de Nossa Senhora da Luz tem que ser algo contínuo, para que o poder público assegure que esse evento continue no ranking das maiores manifestações religiosas de São Gonçalo. Está de parabéns toda a comunidade, que se envolveu e participou de todas as atividades, sejam elas religiosas ou culturais”, disse o prefeito.

O secretário de Turismo e Cultura do município, e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro, também participou da festa da padroeira. Ney destacou a dimensão religiosa da festa. “Esta é uma tradição antiga em São Gonçalo, que se renova a cada ano e reforça o turismo religioso no nosso município”, comentou o secretário.

História

A Capela da Luz ainda preserva lembranças do passado colonial no município de São Gonçalo. Com 1.100 metros de extensão, a Praia da Luz, onde a capela está abrigada e existia uma grande fazenda de mesmo nome, fica na Ilha de Itaoca e aparece como um dos mais conservados monumentos históricos de São Gonçalo e do Estado.

Nossa Senhora da Luz

Também chamada como Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora da Luz está entre os títulos a Virgem Maria que é venerada pela Igreja.

Foto: Ricardo Precioso