Início > Semimd > Desafios da Psicologia nas Políticas Públicas é tema de curso de férias da Semimd

Publicado em:  09/01/2020

Dando continuidade à programação dos minicursos de férias gratuitos, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd) realizou, nesta quarta-feira (8), uma capacitação voltada para estudantes e profissionais de psicologia. Com carga horária de 6 horas, o minicurso com o tema “Desafios da Psicologia nas Políticas Públicas” foi realizado no Espaço + Conhecimento do Partage Shopping, no Centro.

A professora e psicóloga Zarlete da Siva Faria ministrou a aula que teve como objetivo possibilitar a reflexão da dimensão técnico-operativa no desempenho do trabalho profissional como instrumento de garantia de direitos. A atividade foi dividida nos seguintes módulos: Princípios fundamentais; Modalidades de documentos; Conceito, finalidade e estrutura; Guarda dos documentos e condições de guarda; Destino e envio de documentos; Prazo de validade dos conteúdos dos documentos e Entrevista Devolutiva.

“O principal objetivo deste curso é o aprimoramento individual. Além disso, esses encontros proporcionam um momento de troca, de ouvir outros profissionais que atuam da mesma forma, mas em lugares diferentes, trazendo outras possibilidades e soluções. Além disso, é um feedback para mim, como profissional, que escuto histórias e pessoas. Quero dar parabéns ao município pela iniciativa que é um ganho tanto para esses profissionais da rede de assistência, quanto para a população usuária”, destaca Zarlete.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Luciana de Souza Alves, estava entre as alunas da turma e falou sobre a importância dos ensinamentos absorvidos nesse curso, sendo aplicados no dia a dia dos profissionais da rede.

“A professora abordou temas importantes que serão levados para o nosso trabalho. Representantes dos equipamentos da secretaria também participaram da aula e considero que toda formação e atualização é de extrema importância, inclusive para o planejamento de nossas ações futuras. Nós não evoluímos, nem progredimos, sem nos atualizarmos”, afirma Luciana.

A secretária da Semimd, Marta Maria Figueiredo, falou sobre o sucesso das aulas oferecidas pela pasta. “Estou feliz em ver a grande procura e interesse das pessoas em se manterem capacitadas e atualizadas. Estamos nos programando para poder atender a todos que desejam participar dos nossos minicursos de férias”, diz Marta.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS