Início > Educação > Departamento de Alimentação Escolar encerra ciclo de palestras de 2018

Departamento de Alimentação Escolar encerra ciclo de palestras de 2018

Publicado em:  07/12/2018

Nesta quinta-feira (6), o Departamento de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria Municipal de Educação, realizou no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, quatro palestras para um público formado por estagiários e profissionais de Nutrição, encerrando o ciclo de 2018.

Foram apresentadas as seguintes palestras: São Gonçalo liderando o caminho para uma alimentação mais saudável e sustentável, com a nutricionista Thayana Oliveira, do Programa Alimentação Consciente Brasil; Nutrição nos primeiros 1000 dias, com Allana Medina Lacerda, consultora nutricional da Danone; Gastronomia infantil, com Ana Pochettini, personal chef; e Estratégias nutricionais para prevenção e tratamento da obesidade infantil, com Elizabeth de Paula Franco, nutricionista materno infantil.

Atuante em São Gonçalo, o Programa Alimentação Consciente Brasil tem o objetivo de promover novos hábitos alimentares no trabalho, nas escolas, mas também no dia a dia das famílias. Entre as ações, a busca por saúde e sustentabilidade, através de mudanças no refeitório de instituições públicas e privadas, que incentivam o consumo o maior de alimentos de origem vegetal.

Em São Gonçalo é feita uma substituição parcial de 20% dos alimentos de origem animal, aumentando o consumo de alimentos de origem vegetal, mais saudáveis.

Essas ações impactam positivamente a economia. A substituição propícia de servir uma maior diversidade de alimentos no cardápio escolar aos alunos da rede municipal e também trabalhar com a agricultura familiar, que é um dos pilares do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), representam muitos benefícios para a cidade.

Para Iracy Barcellos, coordenadora de nutrição do DAE, a parceria com as universidades foi muito boa. “Estamos encerrando a ano de 2018, com a participação de 110 estagiários de Nutrição no Departamento de Alimentação Escolar da Semed. Tê-los conosco nos ajudou muito a colaborar com as escolas e creches do município. Tenho certeza de que foi muito útil para eles, pois a nutrição escolar é o tema do momento”, disse Iracy.

Os primeiros 1000 dias de vida se referem ao período desde o primeiro dia de gravidez até os dois anos de idade, que se caracterizam por ser uma etapa rápida de crescimento e desenvolvimento do organismo. Nesta fase o corpo e os órgãos crescem, enquanto o cérebro e os sistemas digestivo e imunológico se desenvolvem. Portanto, tudo que cerca a criança neste estágio é fundamental para a sua saúde no futuro. Uma adequada nutrição durante os primeiros 1000 dias vai influenciar a saúde da criança no curto prazo, mas também tem um profundo impacto até a fase adulta, diminuindo o risco de obesidade, baixa estatura, diabetes, alergias e doenças cardíacas. Não se pode esquecer que o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição para o bebê, que deve ser oferecido exclusivamente até os seis meses de idade e mantido com uma complementação alimentar, até os dois anos de idade.

Nas palestras complementares, foi destacado que um dos objetivos da gastronomia é dar uma aparência descontraída e atrativa à comida oferecida às crianças, a exemplo de sanduíches em formato de bonecos e palhaços, além das cores, aromas, sabores e texturas.

Em relação à prevenção contra a obesidade infantil, é importante desenvolver hábitos alimentares saudáveis para aprimorar a coordenação motora, estimular o aprendizado de se alimentar sozinho, fortalecer os vínculos familiares (a criança deve fazer parte das refeições familiares). A proximidade, o carinho e a atenção dos pais favorecem o desenvolvimento da criança e facilitam sua capacidade de aprendizado. Isso sem falar que nesta fase a criança se espelha no adulto, nas influências familiares e alimentares.

Agradeço ao secretário de Educação, Marcelo Azeredo, e ao prefeito José Luiz Nanci, pela oportunidade que me deram para eu realizar o trabalho. Agradeço também às parcerias da Nutritiva, Nutrata (suplementos), Farmácia de manipulação Flora Vegetal, Ong Alimentação Consciente Brasil e Marmitas Saudáveis, da Ana Pochettini”, completa Iracy.