Início > Defesa Civil > Defesa Civil realizará exercício simulado de desocupação no Porto Novo

Defesa Civil realizará exercício simulado de desocupação no Porto Novo

Publicado em:  23/05/2024

Ação acontece neste sábado, com orientações a moradores

A Defesa Civil de São Gonçalo irá realizar, a partir das 9h deste próximo sábado (25), um exercício simulado de desocupação no bairro Porto Novo. Serão montados dois pontos de encontro na comunidade: um será na frente da sirene, situada na esquina das ruas Nossa Senhora de Santana e Primeiro de Outubro, e um segundo ponto será montado na comunidade conhecida como Morro do Cruzeiro, no Campinho dos Marianos. Durante a ação, a sirene do Sistema de Alerta e Alarme será acionada.

O exercício simulado faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente” e tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar de todos em caso de risco de deslizamento. A ideia é fazer com que a população esteja preparada para agir rapidamente em situações de emergência, em casos de deslizamento ou desastres que atinjam a localidade devido a condições climáticas e geográficas. O simulado é feito mensalmente nas comunidades atendidas pelo Sistema de Alerta e Alarme por sirenes.

“O exercício de desocupação consiste em fazer um convencimento da população local, que reside próximo à sirene, para que as pessoas entendam que, em dias de chuva forte, quando a sirene tocar, é necessário que elas saíam dali para um ponto de apoio previamente definido. Esse simulado, além de ter esse momento de encontro entre a Defesa Civil e a população local, também realiza serviços como gerenciamento de risco, aferição de pressão, compartilhamos uma cartilha com informações e, dentre outras ações, colhemos também informações sobre a rotina das pessoas naquela localidade para melhorar nossa atuação por ali”, disse o major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil.

Durante o exercício, os participantes recebem informações importantes e práticas como a familiarização com o som da sirene, aprendem sobre a prática da evacuação ordenada em direção ao ponto de apoio designado, aprendem também sobre as rotas de evacuação segura e procedimentos de segurança, recebem informações sobre abrigos temporários e apoio em caso de deslizamento real e compreendem em que situações o equipamento é acionado e a importância de seguir as instruções da equipe técnica da Defesa Civil.

Nos pontos de encontro, serão oferecidos serviços como aferição de pressão, atendimento odontológico, cadastro das pessoas no 40199 para receber informações e alertas de chuvas, tirar dúvidas sobre os procedimentos realizados pela Defesa Civil com a equipe técnica presente e a abertura de solicitações de vistorias técnicas.

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.