Início > Defesa Civil > Defesa Civil realiza simulado de desocupação

Defesa Civil realiza simulado de desocupação

Publicado em:  25/11/2023

Exercício orienta moradores do Vila Três

Moradores do bairro Vila Três participaram, na manhã deste sábado (25), de um exercício de simulação de desocupação promovido pela Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. A equipe montou uma base na Praça do Vila Três, onde fica a sirene de emergência, próximo ao ponto de apoio, na Escola Estadual Desembargador Ferreira Pinto.

Os agentes foram às residências convidando os moradores a comparecerem à base para ouvir as orientações. Houve acionamento da sirene para que eles se deslocassem ao local, após aviso prévio.

Os moradores também puderam realizar aferição de pressão arterial e avaliação odontológica. As equipes da Defesa Civil também distribuíram a cartilha Comunidade Mais Segura, desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM),com orientações sobre mudanças de hábitos com foco na redução de risco de desastres naturais e e inundações.

O trabalho é parte importante para a prevenção de desastres, nos casos de acionamento de sirenes localizadas nos bairros, que são utilizadas pela Defesa Civil para alertas à população quando há risco de deslizamento de terra em dias de chuvas intensas.

Capacitação

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

As capacitações também vêm formando novos voluntários para atuar nas comunidades. São Gonçalo conta com 25 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cujos coordenadores e subcoordenadores são líderes comunitários voluntários de áreas que contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município.

Foto: Julio Diniz