Início > Defesa Civil > Defesa Civil realiza simulado de desocupação no Coió

Defesa Civil realiza simulado de desocupação no Coió

Publicado em:  26/08/2023

Ação tem objetivo de instruir moradores sobre como agir em caso de desastres naturais

A comunidade do Coió, no bairro Lindo Parque, participou do exercício simulado de desocupação, realizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Defesa Civil.

O simulado é realizado para capacitar os moradores sobre como agir em caso de acionamento de sirenes, que acontecem durante fortes chuvas e possibilidades de desastres naturais. A partir do exercício, quem mora no local recebe orientações sobre como se deslocar de forma segura das suas casas até o ponto de apoio mais próximo. No caso da comunidade do Coió , o ponto de apoio em uma situação real fica no Colégio Municipal Amaral Peixoto, no mesmo bairro.

“Viemos aqui na quarta-feira e fomos de casa em casa convidando os moradores para esse exercício que acontece hoje. Sabíamos que, com o tempo chuvoso, a adesão do público é menor, mas demos prosseguimento ao exercício, aproveitando a oportunidade para abrir inscrições de uma nova turma de voluntários da Defesa Civil da própria comunidade”, destacou o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção.

O trabalho do voluntariado tem papel fundamental em caso de desastres, porque é exercido por pessoas que conhecem a região e também os moradores da comunidade, o que possibilita uma ação rápida enquanto a Defesa Civil direciona suas equipes ao local.

Durante o simulado, a sirene da comunidade foi acionada, a fim de convocar os moradores para o ponto de apoio montado em um campo de futebol na comunidade. No local, a Defesa Civil realizava orientações sobre como agir em caso de desastres, distribuía cartilhas de orientação, além da aferição de pressão realizada por servidores da Atenção Básica da Secretaria de Saúde e atendimentos odontológicos realizados na van odontomóvel. Também houve distribuição de álcool em gel e pastilhas desinfetantes de água para consumo.

A ação deste sábado teve participação de agentes da Defesa Civil, da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, dos voluntários da Defesa Civil e também da Gridlab Sistemas e Serviços, empresa responsável pela manutenção das sirenes da cidade de São Gonçalo.

Além das turmas de voluntariado formadas nas comunidades, em breve a Defesa Civil de São Gonçalo pretende abrir cursos direcionados à população em geral. Os interessados podem procurar a sede da Defesa Civil para realizar um pré-cadastro, na Rua Dr. Porciúncula, 395, 2º andar, 3º bloco, Venda da Cruz (Antigo 3º BI), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Foto: Renan Otto