Início > Defesa Civil > Defesa Civil realiza simulação de desocupação no Novo México

Defesa Civil realiza simulação de desocupação no Novo México

Publicado em:  12/08/2022

Ação vai orientar moradores para procedimentos em caso de chuva forte

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo vai realizar um exercício de simulação de desocupação com os moradores do bairro Novo México, neste sábado (13), das 9h às 12h. A equipe estará reunida na Escola Municipal Deputado José Carlos Brandao Monteiro, que fica na  Rua Carlos Walter Hisserich. A unidade de  educação é o ponto de apoio do sistema de alerta por sirenes no bairro.

O objetivo da atividade é capacitar os moradores para agir no deslocamento de suas casas de forma segura até o ponto de apoio mais próximo, em caso de acionamento da sirene, Em um trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde, serão oferecidos serviços como aferição de pressão e avaliação odontológica durante a ação.

Desde o início da gestão do prefeito Capitão Nelson, a Defesa Civil de São Gonçalo tem realizado eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população, para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

Todo o processo é iniciado com comunicação prévia aos moradores de cada região atendida e, posteriormente, é realizada a ação simulada. A sirene de alerta é acionada e os moradores recebem orientações sobre o deslocamento para o ponto de apoio em caso de chuvas fortes e intensas.

Foto: Ascom