Início > Defesa Civil > Defesa Civil realiza exercício de desocupação no Lindo Parque

Defesa Civil realiza exercício de desocupação no Lindo Parque

Publicado em:  25/08/2023

Moradores são instruídos sobre como agir em caso de chuva forte

A Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar um exercício de simulação de desocupação com os moradores da Comunidade Coió, no bairro Lindo Parque, neste sábado (26), das 9h às 12h. O objetivo da atividade é capacitar os moradores para agir no deslocamento de suas casas de forma segura até o ponto de apoio mais próximo, em caso de acionamento da sirene.

Em um trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde, serão oferecidos serviços como aferição de pressão e avaliação odontológica durante a ação.

Todo o processo de desocupação é iniciado com comunicação prévia aos moradores de cada região atendida e, posteriormente, é realizada a ação simulada. A sirene de alerta é acionada e os moradores recebem orientações sobre o deslocamento para o ponto de apoio em caso de chuvas fortes e intensas.

Desde o início da gestão do prefeito Capitão Nelson, a Defesa Civil de São Gonçalo tem realizado eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população, para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

Todo o processo é iniciado com comunicação prévia aos moradores de cada região atendida e, posteriormente, é realizada a ação simulada. A sirene de alerta é acionada e os moradores recebem orientações sobre o deslocamento para o ponto de apoio em caso de chuvas fortes e intensas.