Início > Uncategorized > Defesa Civil realiza aula inaugural do curso de voluntários

Defesa Civil realiza aula inaugural do curso de voluntários

Publicado em:  30/04/2019

A Defesa Civil de São Gonçalo realizou na manhã desta terça-feira (30) a aula inaugural da primeira turma de 2019 para o curso de voluntários. As aulas, que são gratuitas e ministradas por agentes do próprio órgão municipal, serão realizadas às terças-feiras no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista.

“Nossa meta é não só formar voluntários, mas fortalecer a importância deles em nossas atividades. Vimos que a sociedade está interessada em participar das ações voluntárias e fazer parte da Defesa Civil também. É um projeto de parceria entre Defesa Civil, lideranças comunitárias e moradores buscando resultados positivos nas ações organizadas”, explica o prefeito, José Luiz Nanci.

O curso, que acontece durante o mês de maio, será dividido em quatro aulas e foi elaborado para atender as principais demandas da Defesa Civil, onde serão abordados diversos assuntos que norteiam a área de atuação do órgão na cidade. Entre os módulos do curso estão: noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar. Além das aulas teóricas, os voluntários da Defesa Civil também participam de aulas práticas.

“A Defesa Civil faz um trabalho muito importante e sério, principalmente, com a população atingida em catástrofes. Os novos voluntários aprendem a sinalizar os pontos críticos e perigosos antes da aproximação da Defesa Civil, além de auxiliar a população em situações de calamidade, o que é de extrema importância”, explica o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

Entre os participantes, lideranças comunitárias e moradores de diversos bairros, como Itaúna, Luiz Caçador e Salgueiro. Entre elas, a funcionária pública Jaqueline Silva. “Em situações de emergência não meço esforços para ajudar a atender a população e o curso de voluntário nos auxilia tecnicamente nisso. Vim com uma galera pra que a gente possa buscar resultados positivos nas ações organizadas. Com o curso, a comunidade poderá sinalizar os pontos críticos e perigosos antes da aproximação da Defesa Civil”, conta.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga