Saúde e Defesa Civil
Maternidade de São Gonçalo oferece vários serviços a mães e recém-nascidos
01/05/2025
Multiplicadores. Assim foram chamados os mais de 50 alunos do curso de voluntariado da Defesa Civil de São Gonçalo, que teve sua aula inaugural nesta quinta-feira (1). Com duração de dois meses, o preparatório tem o objetivo de capacitar para ações preventivas e auxílio em calamidades públicas. Atualmente com mais de 300 voluntários em São Gonçalo e municípios limítrofes, a Defesa Civil é o órgão responsável por coordenar ações de prevenção e logística em casos de desastres.
Dentre as disciplinas do curso estão: Conhecendo a Defesa Civil e suas atribuições, Noções básicas de engenharia civil, Primeiros socorros e prevenção e Combate de pequenos incêndios.
“Temos feito muitas ações de prevenção e é fundamental termos pessoas em diferentes pontos da cidade para ampliarmos ainda mais essa rede!”, ressaltou o secretário de Defesa Civil, Antônio Haag.
Os voluntários auxiliam no acionamento de sirenes, evacuação de locais de risco e condução da população para os pontos seguros de acolhimento. Na última semana, a Defesa Civil reativou as 25 sirenes de alerta de chuvas que estavam há quatro anos sem funcionar.
Os equipamentos estão instalados nos bairros de Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim, Sete Pontes, Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal.
Autor: Thayná Valente
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados