Início > Defesa Civil > Defesa Civil realiza aula inaugural da nova turma do Curso de Voluntários

Defesa Civil realiza aula inaugural da nova turma do Curso de Voluntários

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/10/2024

Além do conhecimento teórico, alunos também terão atividades práticas

Tiveram início, nesta terça-feira (29), as aulas da nova turma do Curso de Voluntários da Defesa Civil de São Gonçalo. A aula inaugural começou às 11h, na Uniasselvi, no Shopping Partage, e contou com dezenas de inscritos. O principal objetivo do curso é desenvolver atividades que busquem ensinar um pouco sobre o trabalho da Defesa Civil e como as pessoas devem agir em desastres e catástrofes naturais.

Além das aulas teóricas, o curso conta com uma aula prática que será desenvolvida no encerramento, em 4 de novembro, na APA do Engenho Pequeno, às 14h. O curso é composto por cinco módulos, que propõem debates sobre temas como noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar e a importância da higienização das residências após chuvas, dentre outros. As aulas são ministradas por agentes da Defesa Civil e secretarias parceiras.

O major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil, destacou a importância do curso e dessa aula inaugural para o município. “Essa aula efetiva a abertura do curso e os alunos, os cidadãos, passam a entender o panorama geral do curso e as noções iniciais de Defesa Civil. Nessa aula abordamos o que é a Defesa Civil como instituição e o conjunto de ações que fazemos, explicando sobre a atuação também estadual e nacional. Ensinamos também sobre os períodos de normalidade e anormalidade. O munícipe se transforma em aluno e, ao final dessa jornada de cinco dias, ele se torna um voluntário”, afirmou.

Ao final do curso, os alunos formados ganharão um certificado. Vale destacar que os voluntários saem formados do curso, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil. Nas ações, os voluntário tem um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos nesses locais, catalogando pessoas que precisarem de ajuda.

Fátima Regina, de 50 anos, é uma das alunas escritas nessa nova turma do curso. “Eu já conhecia a atuação da Defesa Civil no município e esperoque, com o curso, eu consiga agregar conhecimento, que é sempre bom. Espero poder levar esses ensinamentos para a localidade onde moro”, afirmou ela, que é técnica de segurança do trabalho e mora em Neves.

Anderson Costa Moura, de 46 anos, é morador do Mutuá e conheceu o Curso de Voluntários da Defesa Civil pela internet. “Eu espero ter mais conhecimento e ajudar onde eu moro, especialmente em períodos de chuvas. Eu quero é ajudar o próximo. Soube do curso pela internet e vim me inscrever. Hoje, estou aqui e estou animado para as aulas”, disse.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content