Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo participa do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
01/12/2025
Participantes recebem orientações sobre fatores de riscos biológicos, primeiros socorros e temas relevantes
Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo realizaram, nesta segunda-feira (1), a aula inaugural da 12ª turma do Curso de Voluntários, nas dependências da Uniasselvi, no Partage Shopping. Esta será a última turma do ano. Durante o curso, os alunos aprendem, em aulas teóricas e práticas, temas ligados ao trabalho da Defesa Civil no município.
O curso ensina sobre temas como voluntariado, fatores de riscos biológicos, primeiros socorros, noções de climatologia e de evacuação e escape, dentre outros. As aulas do curso tiveram início nesta segunda-feira (1) e seguirão até a próxima sexta-feira (5), com um encontro prático na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, onde eles colocarão em prática tudo o que aprenderam nas aulas.
“Essa turma de dezembro de 2025 representa o encerramento de um ciclo do ano. Foram seis turmas em 2025, mostrando a dedicação e o empenho de cada agente da Defesa Civil, fazendo essa transformação da população gonçalense. Cada aluno que se forma é uma esperança de visão sendo mudada dentro do município, ampliando a resiliência, a análise e a percepção de risco, dentre outros. Esse é o caminho que a Defesa Civil tem que seguir”, disse o major Felipe Assumpção, subsecretário de Defesa Civil.
Aline de Oliveira Fernandes, de 22 anos, é uma das alunas da nova turma do Curso de Voluntários.
“Eu soube do curso pelo Instagram. Já atuei como voluntária na igreja, por isso me inscrevi. Eu estou animada para ajudar pessoas. O tema que mais quero aprender é sobre primeiro socorros e como ajudar as pessoas em casos de enchentes”, disse a estudante que mora no Mutuá.
Ao final do curso, os alunos ganham um certificado de conclusão, sendo necessário o cumprimento das 44 horas de atividades oferecidas durante a capacitação. Vale destacar que os voluntários saem formados do curso, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil. Nas ações, os voluntários têm um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos nesses locais, catalogando pessoas que precisarem de ajuda.



Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados