Início > Defesa Civil > Defesa Civil nos Bairros faz ações preventivas em São Gonçalo

Defesa Civil nos Bairros faz ações preventivas em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/03/2024

Equipes atendem a demandas da população e avaliam pontos vulneráveis

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza diariamente o projeto “Defesa Civil nos bairros”, que consiste em vistorias emergenciais e preventivas em diversas localidades da cidade.  Agentes seguem nas ruas traçando rotas para atender os chamados da população e checar pontos de possível vulnerabilidade. 

“Durante a realização do ‘Defesa Civil nos bairros’ realizamos vistorias emergenciais e preventivas de acordo com as solicitações e nosso acompanhamento, percorrendo diariamente a cidade. Realizamos um planejamento de ações e agimos de acordo com as prioridades”, disse o major Felipe Assunção, subsecretário da Defesa Civil de São Gonçalo. 

Compõem o projeto uma equipe formada por técnicos, engenheiros e geólogos. Cada ocorrência é minuciosamente vistoriada pelos agentes, que analisam caso a caso. Dependendo da ocorrência, a Secretaria de Assistência Social também atua em conjunto com a Defesa Civil. 

Nesta terça-feira (26), o “Defesa Civil nos bairros” foi realizado nos bairros Mutondo, Itaúna, Tribobó e Lindo Parque. Todos os dias a Defesa Civil divulga em seu perfil na rede social (@defesacivil_saogoncalorj) os locais onde as equipes irão atuar.

Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo também realizam atendimentos presenciais em sua nova sede, que fica na Travessa Peri dos Santos, número 42, no bairro Estrela do Norte. O atendimento é realizado de segunda a sexta, de 9h às 17h. Em casos de emergência, o recomendado é ligar para o 199. 

Voluntários da Defesa Civil – Formar multiplicadores capazes de identificar as ameaças naturais para que saibam agir com eficiência durante desastres naturais é um dos principais objetivos do Curso de Voluntários da Defesa Civil de São Gonçalo. 

A capacitação é composta por aulas gratuitas ministradas por agentes do órgão que abordam temas como noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar e a importância da higienização das residências após chuvas. 

A próxima turma será iniciada em abril, com moradores do bairro Jardim Catarina. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content