Início > Educação > Defesa Civil nas escolas forma mais uma turma

Defesa Civil nas escolas forma mais uma turma

Publicado em:  25/06/2018

A finalização do Projeto “Defesa Civil nas escolas” em mais uma unidade de educação da cidade levou 95 de alunos de turmas do segundo ao quinto ano da Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, no Jardim Alcântara, a um dia de diversão na casa de jogos PlayToy. A iniciativa acontece após semanas de aulas sobre percepção de risco, primeiros socorros e proteção ao meio ambiente, que tem o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos, visando o estímulo da discussão do tema em ambiente familiar.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag, o objetivo é incorporar, de forma transparente ao currículo escolar, os conceitos de redução de riscos, desastres e acidentes, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. “Embora sejam assuntos sérios, buscamos sempre abordar esses temas de forma lúdica e de fácil assimilação. É fundamental formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade se reconhecendo como responsáveis pela sua própria segurança e também pela proteção ao meio ambiente. O evento de encerramento é de extrema importância, pois muitos desses alunos moram em áreas carentes e nunca tiveram essa oportunidade”, explica.

As atividades contemplam palestras sobre o trabalho da Defesa Civil e brincadeiras lúdicas, como um jogo de tabuleiro gigante chamado Riscolândia, onde as crianças percorrem as casas e respondem perguntas relacionadas aos temas ministrados. Na maquete, os alunos podem ver situações de risco, como deslizamento de terra e alagamentos.

“O projeto existe há cerca de cinco anos e já capacitou mais de 1500 alunos da rede pública municipal de ensino da cidade. São realizados seis encontros, uma vez por semana, e no penúltimo encontro é realizada uma gincana com brincadeiras ligadas aos temas abordados nas aulas, e as equipes vencedoras ganham um passeio à casa de jogos Playtoy”, conta o coordenador do projeto, Ricardo do Vale.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista