Início > Defesa Civil > Defesa Civil finaliza capacitação de voluntários do Jardim Catarina

Defesa Civil finaliza capacitação de voluntários do Jardim Catarina

Publicado em:  05/04/2024

Última aula do curso foi realizada nesta sexta-feira, na APA Estâncias de Pendotiba

A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, na tarde desta sexta-feira (5), a última aula do curso de voluntários do bairro Jardim Catarina, na Área de Proteção Ambiental das Estâncias de Pendotiba. O curso foi uma preparação para moradores do bairro, que agora estão preparados para atuar na comunidade onde moram em situações de desastres naturais, como chuvas intensas e riscos de deslizamentos.

O curso teve início no dia 1º deste mês e foi finalizado nesta sexta-feira (5), quando aconteceu um intensivão com aulas práticas realizadas na APA, incluindo primeiros socorros, onde os participantes tiveram noções de resgate, identificação de ameaças e atuação em casos de emergência em situações de perigo.

“Identificamos o bairro em situação de vulnerabilidade e lá conseguimos construir uma parceria com esses voluntários. Estamos muito felizes com essa turma do Jardim Catarina e a ideia é poder fazer novas turmas em outros bairros. Hoje eles tiveram aula com a Guarda Municipal, com noções de meio ambiente e trânsito”, disse o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção.

Ao longo do curso, os voluntários tiveram aulas de meteorologia, primeiros socorros, geologia, bacias hidrográficas, riscos biológicos e não-biológicos e outras. Ao todo, foram 44 horas de aulas teóricas e práticas.

Autor: Hilton Sarandy
Foto: Luiz Carvalho