Início > Defesa Civil > Defesa Civil de São Gonçalo promove ação inclusiva

Defesa Civil de São Gonçalo promove ação inclusiva

Publicado em:  21/09/2022

Atividade teve como foco alunos deficientes da rede municipal

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (21), a Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo, em parceira com as Secretarias de Educação, Saúde e Esporte e Lazer, realizou um dia dedicado ao projeto ‘Defesa Civil do Futuro Inclusivo’, na sede da Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte.

O projeto, que já atende a escolas municipais, levou conhecimento de prevenção de risco e primeiros socorros para alunos deficientes da rede, com material adaptado, além de palestras com psicólogos para os responsáveis.

“Nós estamos aqui para celebrar este dia que foi conquistado com muita luta. O desejo de uma sociedade mais inclusiva veio do governo Capitão Nelson, ele valoriza muito a causa e deixou essa mensagem no coração da Defesa Civil. Todos os profissionais que estão aqui, de todas as secretarias, são de extrema importância para que o projeto tenha êxito”, disse o subsecretário de Defesa Civil, coronel Fernando Rodrigues.

O chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, esteve no evento e reforçou o compromisso e o empenho de toda a Prefeitura para atender às pessoas com deficiência. Ele ressaltou que um dos projetos que já estão sendo implementados é o de possuir um Centro de Inclusão em cada distrito do município. Hoje, a Prefeitura conta com dois Centros de Referência em Autismo, um no Gradim e outro no Centro, e tem previsão de inaugurar o terceiro, no Mutondo, no primeiro semestre de 2023.

“Gostaria de parabenizar todas as secretarias envolvidas e dizer que o prefeito Capitão Nelson tem um compromisso com a inclusão desde quando ele era candidato, durante a campanha. Ele prometeu que iria dar prioridade ao atendimento a pessoas com deficiência, para que isso seja desenvolvido no município de maneira séria, e está cumprindo, tanto na saúde, quanto na Educação e na Assistência Social”, afirmou Eugênio Abreu.

Atenta à palestra das psicólogas, Ana da Conceição é mãe da aluna Joice, de 34 anos, que frequenta as terapias do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM). Ela conta que a filha é portadora de psicose infantil e autismo e já recebe tratamento do CIM há mais de vinte anos.

“Achei a palestra da psicóloga muito interessante, ela falou sobre a relação dos pais com o filho deficiente. Estou me sentindo muito bem, muito acolhida por todos”, contou a mãe.

Foto: Julio Diniz