Início > Defesa Civil > Defesa Civil de São Gonçalo faz simulado em escolas

Defesa Civil de São Gonçalo faz simulado em escolas

Publicado em:  09/11/2023

Estudantes aprendem a agir em caso de desastres

Como forma de comemorar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, celebrado em 29 de novembro, a Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou, nesta terça-feira (8), um exercício simulado de evacuação nas escolas do município. A ação está sendo realizada pelas pastas de Defesa Civil de todos os municípios do Estado.

Em São Gonçalo, o exercício foi realizado nas Escolas Municipais Nice Mendonça Souza e Silva, na Venda da Cruz, Maria Amélia Areas Ferreira, no Engenho Pequeno, Marinheiro Marcilio Dias, na Palmeira, e no Colégio Estadual Dr. Rodolpho Siqueira, no Colubandê. O simulado consistiu na desocupação calma e ordenada, com o intuito de preparar os alunos e funcionários para uma possível situação de emergência.

“O propósito do treinamento é capacitar a comunidade escolar, tornando-a uma difusora de informações cruciais que podem contribuir para a promoção da segurança e redução de acidentes diversos. Sessenta e um municípios irão participar ativamente do exercício, demonstrando a importância da preparação para desastres em todo o Estado do Rio de Janeiro”, disse o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assumpção.

O Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres foi estabelecido a partir do ano de 2012 e tem como objetivo maior a criação de uma consciência prevencionista na população fluminense. Neste ano, a iniciativa será realizada em 160 escolas públicas dentro do território fluminense. A expectativa que o simulado abranja mais de 40 mil pessoas, entre alunos e professores, em uma ação que visa reforçar a cultura da prevenção.