Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
A Subsecretaria de Defesa Civil recebeu, nesta terça-feira (16), os secretários e representantes das secretarias do município de São Gonçalo, no Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, para uma reunião com o objetivo de preparar, em conjunto, o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLAMCON de 2022.
Os membros da Defesa Civil explicaram a importância de cada secretaria na elaboração do plano, que será lançado no dia 29 de novembro, também no Teatro Municipal. Na ocasião, estiveram presentes os secretários Maurício Nascimento, de Educação; Major David Ricardo, de Ordem Pública; Lucas Muniz, de Turismo e Cultura; Carlos Afonso, de Meio Ambiente; Fábio Lemos, de Transportes, entre outros representantes de outras secretarias.
Foram disponibilizados link e QR code que dá acesso aos representantes das secretarias diretamente para um site para adaptação da Matriz de Responsabilidade, onde eles podem ver a atuação de sua secretaria na execução do plano.
“É indispensável atendermos a regulamentação da Lei 12608, que determina a criação de Planos de Contingências. É preciso ter o engajamento de todas as secretarias para conhecerem antecipadamente o plano e poderem opinar, cada uma sobre as suas atribuições, para melhor atuarem no momento de desastre”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Fernando Rodrigues.
O Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil inclui indicação de responsabilidade, definição de sistemas de alerta a desastres, organização de exercícios e simulados, organização dos pontos de apoio, entre outros fatores que influenciam diretamente outras secretarias.
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados