Início > Defesa Civil > Defesa Civil de São Gonçalo conta com novos voluntários

Defesa Civil de São Gonçalo conta com novos voluntários

Publicado em:  08/11/2023

Cerimônia de conclusão de curso é realizada no município

A Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realizou, na manhã desta quarta-feira (8), uma cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Voluntários, que foi realizado no último mês.

Dessa vez, 10 novos voluntários, moradores dos bairros Centro, Mutuá, Colubandê, Nova Cidade, Porto Novo, Mutondo, Gradim e Lindo Parque, foram formados após participarem de aulas práticas e teóricas ministradas gratuitamente por agentes da Defesa Civil, que elaboraram conteúdos que norteiam a área de atuação do órgão na cidade.

“Através do curso de voluntários conseguimos fortalecer cada vez mais a estrutura de Defesa Civil municipal. São Gonçalo é um município muito grande que precisa de voluntários que sejam parceiros da Defesa Civil. Nosso foco é sempre avaliar para reduzir os riscos. O voluntário conhece a comunidade em que vive e nos auxilia para realizar ações mais efetivas e, com isso, conseguimos um dano menor”, disse o subsecretário Major Felipe Assumpção.

Divididos por módulos, o Curso de Voluntários abordou temas como noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar e a importância da higienização das residências após chuvas.

Durante a cerimônia de conclusão, os voluntários receberam kits e um colete da Defesa Civil.

Após a conclusão do curso, os novos voluntários continuam recebendo atividades de  integração e cooperação com a Defesa Civil, tornando-os multiplicadores das ações nas comunidades em que estão inseridos para prevenir acidentes e desastres.

Foto: Julio Diniz