Início > Defesa Civil > Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para 2024

Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para 2024

Publicado em:  27/12/2023

Ações preventivas e protocolos em casos de ocorrência são detalhados

O Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLAMCON) de 2024 foi apresentado pela Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo nesta quarta-feira (27), no Teatro Municipal. O objetivo é expor no documento o planejamento elaborado a partir do risco de determinados tipos de desastres. No caso de São Gonçalo, os desabamentos e enchentes.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Defesa Civil, da Secretaria de Assistência Social, da Polícia Militar, das concessionárias Enel e Águas do Rio, das Forças Armadas e do Samu.

“Cada órgão tem a sua função dentro do plano para colaborar e garantir que o serviço possa ser executado com exatidão”, explicou o Major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil.

Na apresentação do plano, foram detalhadas quais medidas poderão ser tomadas em situações de riscos para que o município esteja pronto para agir em momentos emergenciais e como funcionam os exercícios de simulados, os sistemas de alerta a desastres, a organização dos pontos de apoio e as instalações de rotas de deslocamento realizados pelos agentes da Defesa Civil.

Segundo o Major Felipe Assunção, o Plano de Contingência é uma forma preventiva que auxilia os profissionais preparados para agir nas ocorrências.

“O Plano de contingência não é opcional. É um documento que auxilia todos os profissionais envolvidos para que o trabalho seja feito da forma correta. Nós tivemos, além dos órgãos envolvidos, a participação da lideranças de comunidades da cidade e dos bairros considerados áreas de risco. Agindo em equipe e com as técnicas corretas, é  possível evitar muita coisa”, disse.

Foto: Fabio Guimarães