Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Secretaria de Assistência Social promove qualificação de servidores
Com o tema “Vulnerabilidade social, abordagem e acolhimento: Os impactos da educação social no processo de vida da criança e do adolescente nos dias atuais”, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo promoveu o curso de capacitação para educadores sociais dos equipamentos da Subsecretaria da Infância e Adolescência, nesta quinta-feira (13). A capacitação, que ocorreu no auditório do Ministério Público, no bairro Santa Catarina, volta a ser realizada nos dias 27 de abril e 11 e 25 de maio.
A iniciativa visa atualizar os ensinamentos técnicos e práticos dos educadores sociais, qualificando-os para os serviços que oferecem, além de aprimorar o fluxo de trabalho e a rotina institucional, bem como assegurar a proteção integral das crianças e adolescentes em situação de acolhimento e vulnerabilidade social em São Gonçalo.
“A capacitação continuada para os educadores sociais fomenta a possibilidade de pensar novas perspectivas de atuação junto ao público infantil juvenil e a mensurar os graus de vulnerabilidades sociais para o desenvolvimento de atividades que promovam o bem estar social. Com profissionais capacitados, podemos trabalhar a construção do sujeito, fortalecimento ou inclusão no meio social, promoção da cidadania e desenvolvimento individual e em grupo”, afirmou a superintendente da Infância e Adolescência, Mariana Frizieiro.
Neste primeiro dia de curso, o tema foi “A construção da educação social no desenvolvimento da inclusão, ‘ressocialização’ da criança e do adolescente e promoção de sua cidadania”, que foi discutido pela palestrante Vanessa da Silva, formada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia. Cerca de 60 educadores sociais participaram do curso.
A mesa da aula inaugural da capacitação foi composta por: Alan Rodrigues, subsecretário da Infância e Adolescência; Bruna Motta, subsecretaria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social; Susana Gonçalves, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); July Pacheco, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar e Matheus Short, coordenador do Criança Feliz.
No dia 27 o tema será “A promoção do desenvolvimento de potencialidades na consolidação do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, com a palestrante Nádia Bonfim, formada em Sociologia. No dia 11, será “A importância do sigilo do educador social e suas formas de atuação”, com Letícia Rodrigues, formada em Serviço Social e especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. E, no dia 25, para encerrar o ciclo de capacitação, o tema será “A educação como ferramenta indissociável no desencadeamento da emancipação e busca da qualidade de vida da criança e do adolescente”, com a palestrante Alinne Michelle Mozeika, formada em Pedagogia, Psicopedagogia e especialista em Educação Especial e Inclusiva.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados