Início > Educação > Cultura nerd como ferramenta de aprendizado em São Gonçalo

Cultura nerd como ferramenta de aprendizado em São Gonçalo

Publicado em:  26/05/2023

Unidade de ensino da rede municipal promove exposição e desfile de cosplay

Comemorando o Mês do Orgulho Nerd e incentivando o aprendizado de forma lúdica e prazerosa, a Escola Municipal Professor Evadyr Molina, no bairro Venda da Cruz, promoveu, nesta quinta-feira (25), um dia dedicado à cultura nerd. A unidade de ensino da rede municipal de São Gonçalo promoveu exposição de livros, bonecos e gibis e um desfile de cosplay, realizado por professores e alunos.

Assumidamente nerd, o professor Carlos Alexandre Rodrigues foi quem desenvolveu o projeto, por entender que usar a cultura pop, os jogos de tabuleiro e atividades lúdicas fazia com que os alunos se interessassem mais pelos conteúdos, além de ser uma forma de acolhimento e diversão na escola.

“Embora a gente esteja trazendo esse universo de diversão, nós temos uma proposta pedagógica. Com essa ação, a gente estimula a leitura e a soma da imaginação com a criatividade. Eu já faço esse trabalho há 8 anos e, desde o ano passado, realizo aqui na escola. O desfile e a exposição são a culminância do projeto, mas durante todo o ano, eu trago histórias, jogos de tabuleiro e utilizo o universo nerd de forma totalmente pedagógica”, disse o professor.

O aluno Marco Henrique Severo, de 9 anos, abraçou o projeto e, desde pequenininho, já adora o universo nerd. Vestido de um personagem da série Naruto, ele entrou de cabeça na proposta, desfilando e mostrando a fantasia.

“Em 2018 eu terminei de ver a série Naruto, com 6 anos. Eu adoro a aula do professor, é muito legal, ele traz jogos e conta histórias. Recentemente, eu peguei emprestado na biblioteca da escola o livro Sete Camundongos Cegos e já li, gostei muito. Eu adoro ver filmes, séries e ler gibis”, contou o aluno.

Fotos: Fábio Guimarães

Foto: Fábio Guimarães