Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
São Gonçalo promove ações específicas para a primeira infância
Em celebração ao Agosto Verde, mês dedicado à valorização da primeira infância, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Infância e Adolescência, realizou o “Circuito de Atividades Lúdicas: a Primeira Infância e a Importância do Brincar”, na tarde desta terça-feira (22), na Praça Estephânia de Carvalho, no bairro Zé Garoto.
A ação foi desenvolvida por técnicos do Programa Criança Feliz que, durante toda a tarde, ofereceram às crianças diversas brincadeiras e atividades lúdicas como pinturas em papel e pele, boliche, jogos com bambolês, fantoches, oficina de leitura, além dos serviços oferecidos pela equipe da Secretaria de Saúde no Odontomóvel.
“Realizamos esse evento pois entendemos a importância de promover políticas públicas, serviços assistenciais e de saúde para a primeira infância, que é uma fase crucial para o desenvolvimento da criança. Na ação desta terça-feira, nosso foco foi o brincar, que é um dos direitos que devem ser garantidos na primeira infância”, disse Matheus Short, coordenador do Criança Feliz em São Gonçalo.
“São Gonçalo é um dos poucos municípios que tem uma subsecretaria dedicada especialmente aos cuidados da infância, e isso mostra o quanto a nossa gestão é dedicada às questões da primeira infância. Durante todo o ano, promovemos ações voltadas para que este público tenha um desenvolvimento seguro e com garantias de direitos”, destacou o subsecretário da Infância e Adolescência, Alan Rodrigues.
O Programa Criança Feliz é uma política pública – destinada para crianças de até 6 anos e gestantes – que tem o objetivo de promover e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante e de suas famílias aos serviços públicos aos quais estejam necessitando. Em São Gonçalo, o programa conta com 60 visitadores que atendem mais de 1.400 famílias em todo o município.
O programa atua no atendimento direto às famílias de extrema vulnerabilidade social e, para isso, desenvolve um trabalho com uma rede multiprofissional formada por agentes de saúde, enfermeiras e pedagogas.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados