Início > Educação > Crefcon recebe ciclo de palestras

Crefcon recebe ciclo de palestras

Publicado em:  26/07/2018

Com o tema “A importância do professor e sua inserção no processo de inclusão”, foi encerrado nesta quarta-feira (25) um ciclo de atividades realizadas no CREFCON. Idealizado pelo secretário municipal de Educação de São Gonçalo, professor José Augusto Nunes, e realizado através da Subsecretaria de Planejamento Educacional, responsável pelo RH da SEMED, em parceria com o CREFCON, o Projeto de Acolhimento serviu para recepcionar os professores aprovados em concurso, e dar uma preparação para o profissional melhor lidar com o dia a dia da sala de aula.

Desta vez, o ciclo ficou sob a responsabilidade da professora Elvira Maria da Costa Cerqueira, coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED). Durante a palestra foi destacado a formação, leis e sua aplicação na sala de aula, o desafio da inclusão que é proporcionar acesso e permanência do aluno no ambiente escolar, utilizando de todos os recursos pedagógicos para o aprendizado; também o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE) 2008, que traz as diretrizes que fundamentam uma política pública voltada à inclusão escolar, consolidando o movimento histórico brasileiro; e ainda a Constituição Federal.

O secretário municipal de Educação professor José Augusto Nunes, destaca a importância do evento. “É um acolhimento da Rede Municipal de Educação, uma grande oportunidade de conversar, dar boas vindas aos novos professores, detalhando como é a rede de ensino, o que se leva de conhecimento para o aluno, e a busca pela qualidade da Educação, não deixando que falte um professor em cada sala de aula, que a SEMED tem a honra e o prazer de recebê-los e mostrar o compromisso e comprometimento de fazer o melhor pelo ensino em São Gonçalo,” finalizou o secretário.

Para Elvira Maria da Costa Cerqueira, que destacou o poema de Mario Quintana “Deficiências” como sendo de grande importância para quem trabalha com educação inclusiva, “O professor conhecer seu local de trabalho, o que o espera na sala de aula é fundamental, gostei muito do trabalho desenvolvido por todos através das palestras, que dá uma preparação que será o diferencial para desenvolver um bom trabalho para os alunos”, destacou Elvira, agradecendo ao secretário professor José Augusto Nunes e a subsecretária Maria Ângela pela realização do trabalho.

Anteriormente foram realizadas as seguintes palestras: “Conhecer o sistema da educação, o que é um funcionário público e seu estatuto” e “Celular na sala de aula: mocinho ou vilão?”, voltadas para dar uma preparação aos professores antes de chegar a sala de aula para assumirem suas funções.

O CREFCON Prefeito Hairson Monteiro dos Santos está localizado na Rua Dr. Getúlio Vargas, 1207/3° pavimento – Barro Vermelho – SG.

Fonte: Semed