Início > Educação > “Creas nas escolas” propaga direitos da criança e do adolescente

“Creas nas escolas” propaga direitos da criança e do adolescente

Publicado em:  09/08/2023

Projeto leva informações que ajudam a evitar violências

O projeto Creas nas Escolas levou para a Escola Municipal Governador Roberto da Silveira, no Mutondo, uma ação educativa que orientou as crianças e adolescentes sobre bullying e assédio em forma de bate-papo. As informações são passadas pela Subsecretaria de Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo.

Durante a visita à unidade de ensino, um grupo formado por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, conversou com os alunos de forma educativa e descontraída, abordando temas como cidadania, bullying e seus agravantes, exclusão do indivíduo por um grupo, assédio entre amigos e familiares.

O subsecretário de Assistência Social, Jair Mello, falou da importância da realização desse trabalho nas escolas.

“O projeto leva para essas crianças e adolescentes a arma mais importante que eles podem ter, que é a informação. Essa garantia do direito é necessária para que possamos evitar a violência tanto em casa quanto na escola. Nossa equipe trabalha para que a integridade física, mental e social, não só das crianças,mas de todo gonçalense, seja mentida”, destaca.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um equipamento que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, seja violência física, psicológica, entre outras. São Gonçalo conta com cinco unidades do Creas:

Creas Arsenal – Avenida Dr. Eugênio Borges, s/n;

Creas Jardim Catarina – Rua Leão Gambeta, 533 (antiga Rua 13);

Creas Luiz Caçador –  Estrada da Trindade, 7, loja 2;

Creas Mutondo – Rua Maria Cândida, 40;

Creas Vista Alegre – Rua São Pedro, 2.

Foto: Julio Diniz